Considera-se que o berço da administração científica foi a ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q86536 Administração Geral
Considera-se que o berço da administração científica foi a Sociedade Americana dos Engenheiros Mecânicos (ASME), fundada em 1880, da qual Frederick Taylor, criador e participante mais destacado do movimento, foi sócio e presidente. O assunto de que se ocupou quase exclusivamente na primeira fase foi o problema dos salários. Os sistemas de pagamento da época eram baseados em dia trabalhado e em peça produzida. Com relação ao assunto, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Sinceramente, não entendi o porque do gabarito ser letra "E", estava em dúvida entre a B e C.
Alguém pode ajudar?
No sitema de pagamento por peça produzida, quando a produção aumentava muito os administradores diminuiam o valor pago por peça. Assim, os trabalhadores sabendo o que iria acontecer, mantinham a produção a uma nível propositadamente baixo. Os próprios sindicatos estabeleciam limites para os salários que os trabalhadores podiam receber, para evitar que eles se prejudicassem. Para evitar o desinteresse, falava-se na possibilidade de participação do empregado nos lucros da empresa. No entanto, reconhecia-se que esse sistema tinha imperfeições, uma vez que as flutuações nos lucros, beneficiando ou prejudicando o empregado, deviam-se a fatores como o preço da matéria-prima ou decisões gerenciais sobre os quais não se tinha controle. Em 1895, Tylor apresentou à Sociedade o plano piece-rate system (sistema de pagamento por peça) com o objetivo de eliminar a diminuição do valor pago por peça. É nesse método que residem as raizes da adminsitração científica. Taylor argumentou que a administração deveria primeiro procurar descobrir quanto tempo levaria para que um homem, dando o melhor de si  completasse uma tarefa. A adminsitração poderia então estabelecer um pagamento por peça de forma que o trabalhador se visse compelido a trabalhar o suficiente para assegurar uma remuneração razoável.

Fiquei com a mesma dúvida da Gabriela... desconsiderei logo a E, pois nunca tinha ouvido sobre esse comentario da Leticia!
Vivendo e aprendendo...
Obrigada pelo comentario, Leticia... Sendo assim, boa a questao, deve ter derrubado mta gente...

Ao comentatem, por favor, indiquem a fonte. Porque esta afirmação da letra E não encontrei em livros.
marquei B, pois o resto me pareceu MUITO absurdo. E a própria B me pareceu errada também, pois se o empregado ganhasse prporcionalmente por peça produzida, não haveria porque os sindicatos reclamarem tanto da jornada de trabalho e do ritmo de trabalho. Tava na cara que a partir de um certo número de peças, a proporção era amortizada em benefício dos donos das fábricas. A letra E nunca vi em lugar nenhum, sinceramente. Participação nos lucros é uma expressão muito FORTE. Duvido muito que essa participação cogitada na época se assemelhe à participação nos lucros como conhecemos hoje. 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo