A alucinação consiste em um pensamento ou crença que não co...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2132943 Enfermagem
A alucinação consiste em um pensamento ou crença que não condiz com a realidade. A pessoa tem a sensação de que a mente está sendo controlada externamente. Ela confunde os pensamentos internos com a realidade, não conseguindo distinguir entre o que ela pensa e o que está acontecendo realmente no mundo. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Delírios: são alterações do pensamento e distorções no modo de compreensão e da avaliação da realidade. O paciente tem certeza absoluta de que algo está acontecendo mesmo quando confrontados com argumentação lógica.

Alucinações: são alterações na percepção, ou seja, o indivíduo identifica alguma coisa que não existe como sendo parte da realidade. As principais alucinações são as auditivas, visuais, olfativas e táteis. Portanto a banca trouxe a definição de delírio e não de alucinação.


Gabarito do Professor: ERRADO


Bibliografia

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde mental / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília: Ministério da Saúde, 2013.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Conceito de Delírio . afirmação errada.

Delírios: são alterações do pensamento e distorções no modo de compreensão e da avaliação da realidade. O paciente tem certeza absoluta de que algo está acontecendo mesmo quando confrontados com argumentação lógica.

O paciente que apresenta delírios acredita de maneira irrefutável no conteúdo daqueles delírios, mesmo quando todas as evidências apontam para algo que realmente não exista.

Alucinações: são alterações na percepção, ou seja, o indivíduo identifica alguma coisa que não existe como sendo parte da realidade. As principais alucinações são as auditivas, visuais, olfativas e táteis.

O paciente, por exemplo, afirma que ouve pessoas falando com ele, mas não há ninguém, ou vê pessoas, bichos e objetos que na verdade não existem.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo