Umas das finalidades do inventário físico de equipamentos e ...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (2)
- Comentários (9)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
NO INVENTÁRIO FÍSICO É REALIZADO UMA CONTAGEM DE FORMA MAIS CONTÍNUA QUE A PERIÓDICA !
INVENTÁRIO PERMANENTE PODE SERVIR PARA PESQUISAR SE HOUVE FURTO OU SE O ESTOQUE ESTA ACABANDO , AFIM DE QUE ESTE SEJA REPOSTO !
"A redação do item prejudica seu julgamento objetivo. Por esse motivo, opta-se por sua anulação."
O INVENTÁRIO FÍSICO consiste na contagem física dos itens de estoque. Caso haja diferenças entre o inventário físico e os registros do controle de estoques, devem ser feitos os ajustes conforme recomendações contábeis e tributárias.
É a atividade que visa o estabelecimento de auditoria permanente de estoques em poder do Almoxarifado, objetivando garantir a plena confiabilidade e exatidão dos registros contábeis e físicos, essencial para que o sistema funcione com a eficiência requerida.
O inventário físico é geralmente efetuado de dois modos: periódico ou rotativo. É chamado de PERIÓDICO quando em determinados períodos – normalmente no encerramento dos exercícios fiscais, ou duas vezes por ano – faz-se a contagem física de todos os itens de estoque. É preciso parar o processo operacional da empresa para realizar o inventário periódico (recebimento, produção e despacho).
O inventário é ROTATIVO quando permanentemente se contam os itens em estoque. Neste caso faz-se um programa de trabalho de tal forma que todos os itens sejam contados pelo menos uma vez dentro do período fiscal (normalmente de um ano). Uma de suas principais características é o aprimoramento contínuo da confiabilidade. NÃO precisa parar o processo operacional da empresa.
DOS INVENTÁRIOS FÍSICOS
8. Inventário físico é o instrumento de controle para a verificação dos saldos de estoques nos almoxarifados e depósitos, e dos equipamentos e materiais permanentes, em uso no órgão ou entidade, que irá permitir, dentre outros:a) o ajuste dos dados escriturais de saldos e movimentações dos estoques com o saldo físico real nas instalações de armazenagem;
b) a análise do desempenho das atividades do encarregado do almoxarifado através dos resultados obtidos no levantamento físico;
c) o levantamento da situação dos materiais estocados no tocante ao saneamento dos estoques;
d) o levantamento da situação dos equipamentos e materiais permanentes em uso e das suas necessidades de manutenção e reparos; e
e) a constatação de que o bem móvel não é necessário naquela unidade.
Fonte:http://www.comprasnet.gov.br/legislacao/in/in205_88.htm
Esta contagem também deve ser efetuada em componentes, aguardando definição da qualidade para serem rejeitados. Os benefícios dos inventários é a verificação de eventuais desvios no controle - estoques de peças rejeitadas, cujos controles não são lançados por alguma falha.
Essas faltas não registradas e controladas podem causar problemas de atrasos nas entregas de pedidos aos clientes, pois o planejamento de compras não irá suprir a falta destes materiais por falha nas informações.
O maior benefício é ter os estoques com as quantidades corretas.
Hoje, em empresas que trabalham com volumes de estoques pequenos, pratica-se o inventário contínuo, no qual são feitas contagens semanais de um pequeno porcentual do universo de peças para verificação de diferenças de peças entre o físico e o controle. Essa prática é denominada de verificação de acuracidade do estoque, no qual até um determinado porcentual de desvio é aceito, e acima deste valor, ações são imediatamente tomadas para corrigir os desvios.
http://antigo.sp.sebrae.com.br/principal/melhorando%20seu%20neg%C3%B3cio/orienta%C3%A7%C3%B5es/produtividade%20e%20qualidade/programa%C3%A7%C3%A3o_controle_produ%C3%A7%C3%A3o/inventario_fisico.aspx
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo