O Plano Nacional de Imunizações tem como premissas o acesso ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: E - contra a influenza é recomendada anualmente para idosos maiores de 60 anos.
O Plano Nacional de Imunizações (PNI) é uma estratégia fundamental do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil para garantir o acesso gratuito e universal a vacinas. Atua na prevenção de diversas doenças transmissíveis, abrangendo todas as faixas etárias da população. A questão aborda o entendimento dessas premissas fundamentais e a aplicação prática das recomendações de vacinação em diferentes grupos populacionais.
Justificativa da alternativa E: A vacinação contra a influenza é recomendada anualmente para idosos maiores de 60 anos, entre outros grupos prioritários. Isso ocorre porque essas pessoas são mais vulneráveis a complicações graves da gripe. A vacinação anual é crucial para diminuir a carga da doença e proteger a saúde dessa faixa etária.
Análise das alternativas incorretas:
A - A ideia de que a vacinação não é recomendada em gestantes para evitar malformações congênitas é incorreta. Na verdade, algumas vacinas, como a da gripe e a dTpa (difteria, tétano e coqueluche acelular), são especialmente recomendadas durante a gestação para proteger tanto a mãe quanto o bebê. A administração de vacinas vivas, no entanto, é evitada durante a gravidez por segurança.
B - A vacinação contra o tétano em caso de acidente depende do histórico vacinal da pessoa. Se uma pessoa estiver com a vacinação em dia, pode não ser necessário administrar a vacina imediatamente após um ferimento, ao contrário do que a alternativa sugere.
C - A vacinação de pessoas portadoras de HIV/AIDS não é proibida. Embora algumas vacinas vivas atenuadas possam ser contraindicadas em indivíduos imunocomprometidos, muitas outras vacinas são seguras e recomendadas para essa população, justamente para prevenir infecções que podem ser mais graves em pessoas com imunidade comprometida.
D - A vacinação compulsória durante surtos de doenças transmissíveis pode ser implementada como uma medida de saúde pública, mas essa não é a regra geral para todas as situações. Em muitos casos, a adesão é estimulada através de campanhas de conscientização.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo