Considerando a evolução histórica dos direitos humanos, ass...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (3)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
DECLARAÇÃO FRANCESA DO HOMEM E DO CIDADÃO 1789
é o primeiro documento de vocação universal, servindo como base para DUDH 1948, consagra valores como LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE, com clara influência Jusnaturalista. Pregou o fim das desigualdades entre indivíduos e grupos sociais. Representou o Fim do antigo Regime, tinha caráter universal, abstrato, generalizante.
Declaração de Direitos do Bom Povo de Virgínia, de 1776
editada menos de um mês antes da Declaração de independência de 4 julho, constitui o registro de nascimento dos DH (Konder Comparato) com viés jusnaturalista alegando "todos os homens são, por natureza, igualmente livres e independentes"
Gabarito: Letra A
a) Correto
b) Errado - Embora o início dos direitos humanos possa ser atribuído a elaboração da Carta Magna inglesa, não é correto afirmar que havia um tratamento diferenciado voltado a garantir dignidade a pessoas com deficiência. A primeira fase dos direitos humanos é marcada por ser absenteísta/negativa, ou seja, visava apenas resguardar o direito de proteção contra o arbítrio estatal.
c) Errado - Mesma justificativa do item anterior, as primeiras manifestações dos DH visavam resguardar apenas os direitos de liberdade e propriedade.
d) Errado - Os direitos humanos de segunda geração são atribuídos ao estado de bem estar social e suas primeiras manifestações ocorreram na constituição do méxico de 1919 e na constituição alemã da república de weimar. No Brasil, inclusive, os direitos sociais passaram a ser garantidos a partir da promulgação da constituição de 1934, onde foram garantidos, o direito ao sufrágio feminino, trabalhistas e previdenciários. Ou seja, os direitos humanos de 2ª geração são muito anteriores aos resultados da segunda guerra mundial e a declaração universal de direitos humanos promulgada em 1948.
Os direitos de SEGUNDA geração surgiram no contexto da primeira guerra mundial.
Antes e durante a primeira guerra
- Constituição Mexicana
- Revolução Comunista na Rússia.
Após a primeira guerra:
- Constituição de Weimar da Alemanha
- OIT (Organização Internacional do Trabalho)
Foram os primeiros documentos a citarem direitos sociais, trabalhista entre outros.
A B está errada, até por que o termo "pessoa com deficiência" foi surgir só em 2006.
Além disso: A citação de pessoas com difidência só começou em 76 em diante com a A Assembleia Geral das Nações Unidas no ano de 1976, que proclamou que 1981 seria o ano internacional das pessoas deficientes e o lema era “Participação Plena e Igualdade”. Usava-se o termo pessoa “deficiente”.
a C está errada pois nao há que se falar em direitos e dignidade de trabalhadores não, o que ocorreram foi tentativas de limitar o poder do estado.
São 3 documentos de maior relevância:
Magna Carta (1215) - assinado pelo Rei Joao sem-terra, limita o poder dele e é baseado nas liberdades do povo inglês. Devido processo legal.
Outorgado pelo Rei João Sem Terra, no século XII, como resultado, sobretudo, da pressão exercida pelo clero e pelos barões descontentes com os constantes aumentos de impostos, reconhece a liberdade da igreja, limita os poderes do rei, impedindo o exercício do poder de modo absoluto, e reconhece a necessidade da concordância dos contribuintes para a instituição de tributos.
Petition Of Rights (1628) - (petição de direitos) - limita o poder estatal
Datada de 1628 e baseada em cartas e estatutos anteriores, a Declaração constitui um marco no desenvolvimento dos Direitos Humanos, tendo previsto que ninguém precisaria pagar tributos sem o consentimento de todos representado pela aprovação do parlamento. Previa também, entre outros direitos, que ninguém poderia ser preso sem justa-causa.
Bill Of Rights (1689) - direitos de 1 geração, liberdades individuais (objetivo de limitar o poder monarca)
PCMG24
ACRESCENTANDO AOS AMIGOS: GAB.A
SOBRE AS ALTERNATIVAS ERRADA!!
B: Os direitos humanos como os entendemos hoje não surgiram na Idade Média. Naquele período, a dignidade humana não era uma prioridade universalmente reconhecida, especialmente no que diz respeito às pessoas com deficiência.
C: Na Idade Média, as sociedades feudais eram estruturadas em torno de privilégios para a nobreza e o clero, e não havia declarações formais voltadas para a proteção universal dos direitos humanos dos trabalhadores do feudo.
D: Os direitos humanos de segunda geração (direitos sociais, econômicos e culturais) surgiram durante o século XIX e início do século XX, sendo consolidados após a Primeira Guerra Mundial, e não especificamente após a Segunda Guerra Mundial.
BONS ESTUDOS!
Gab. A: Contudo:
A) Os direitos humanos, em sua concepção atual, apresentaram-se já no século XVIII, com a Declaração de Direitos do Bom Povo de Virgínia, de 1776, e a Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão, na França em 1789. -> Há um equívoco na questão, posto que na época, os Direitos Humanos não possuíam a amplitude que possuem atualmente, eram muito mais restritivos, não abarcavam mulheres, pessoas economicamente menos favorecidas, população LGBTQIAPN+, negros etc. Passível de anulação.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo