A historiografia considera o nascimento do alfabeto um legad...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1244671 História
A historiografia considera o nascimento do alfabeto um legado dos fenícios. Sendo assim, assinale a alternativa que NÃO tem sustentação histórica no que se refere aos motivos e objetivos que levaram os Fenícios a criar o alfabeto.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a letra A. Ela afirma de forma incorreta que os fenícios não eram focados no comércio e que, por essa razão, precisavam controlar a escrita para desenvolver relações logísticas com outros povos. Historicamente, sabe-se que os fenícios eram sim focados no comércio, e justamente por isso desenvolveram um alfabeto mais simples e prático para facilitar suas transações comerciais. A simplificação da escrita permitiu que os comerciantes pudessem anotar e controlar suas próprias transações, sem depender de escribas especializados, rompendo assim o monopólio da escrita que era mantido por esses profissionais.

As alternativas B, C, D e E apresentam informações que têm sustentação histórica e estão relacionadas aos motivos que levaram ao desenvolvimento do alfabeto pelos fenícios. Eles buscavam uma escrita que fosse mais acessível e fácil de aprender, para que assim pudessem registrar e controlar suas atividades comerciais de maneira mais eficiente em um contexto em que as escritas hieroglífica e cuneiforme, complexas e monopolizadas pelos escribas, não atendiam às necessidades dos comerciantes fenícios.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Os fenícios eram um povo comercial, sobrevivia estritamente do comércio.

A escrita que vigorava na época era o Cuneiforme - criado pelos sumérios e o Hieróglifo - criado pelos egípcios. O Cuneiforme foi popularizado na Mesopotâmia, portanto, a maioria dos povos dessa região o utilizava.

O problema era que a escrita era um conhecimento monopolizado somente para determinadas classes sociais, como os escribas, cargos de alto escalão do governo.

Os comerciantes comuns não tinham acesso à escrita, portanto, os Fenícios para facilitar a logística e administração das trocas comerciais inventaram o alfabeto.

Tendo isso em mente, observamos que a alternativa A é a incorreta uma vez que afirma que os Fenícios não eram um povo focado no comércio, tal assertiva não possuindo sustentação histórica.

Gabarito A

Discordo um pouco da alternativa A. Os fenícios eram um povo muito comerciante, tanto é que havia até uma associação dos comerciantes que ajudavam os "reis" a governar.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo