Com relação ao ensino fundamental, direito reconhecido para ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (33)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a Letra B, que apresenta a sequência V, F, V, F, V. Vamos entender o porquê desta ser a alternativa correta:
(V) O ensino fundamental é obrigatório e gratuito para todos os cidadãos. No Brasil, o direito à educação é assegurado pela Constituição Federal de 1988, e reforçado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394/1996. A obrigação do Estado em garantir esse direito implica que, se necessário, um cidadão pode sim recorrer à justiça para exigir sua vaga no ensino fundamental.
(F) O ensino fundamental é reconhecido como um direito desde a Constituição de 1934, porém foi na Constituição de 1988 que ele foi elevado à categoria de direito público subjetivo, reforçando a obrigatoriedade do Estado em garantir esse direito a todos os cidadãos, sem distinções.
(V) Conforme a legislação educacional vigente, qualquer cidadão, seja jovem, adulto ou idoso, tem o direito à educação. Isso significa que todos podem efetuar sua matrícula no ensino fundamental, independentemente do período de matrículas, embora haja um calendário habitual para facilitar a organização das escolas. Em casos especiais, as autoridades devem tomar as providências necessárias para atender a essa demanda.
(F) O ensino fundamental já era reconhecido como um direito antes da Constituição de 1988. Como mencionado anteriormente, a Constituição de 1934 já assegurava o direito à educação, mas foi com a Constituição de 1988 que esse direito foi ampliado e fortalecido.
(V) Correto. A Constituição de 1934 já reconhecia o ensino fundamental como um direito, e a Constituição de 1988 consolidou este direito como público subjetivo, o que significa que o indivíduo tem a prerrogativa de exigir do Estado o cumprimento desse direito.
Compreender a legislação educacional é fundamental para quem está se preparando para concursos públicos na área da educação. Assegurar-se de conhecer bem a história e as disposições legais ajuda a fundamentar as práticas pedagógicas e a garantir os direitos dos estudantes.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO ERRADO
A resposta correta é a LETRA B
( ) Ele é obrigatório, gratuito e quem não teve acesso a essa etapa da escolaridade pode recorrer à justiça e exigir sua vaga.
Correto. O art. 208 da cf/88 diz que: O não-oferecimento do ensino obrigatório pelo Poder Público, ou sua oferta irregular, importa responsabilidade da autoridade competente, ou seja, pode recorrer à justiça sim.
( ) Em nosso país, o ensino fundamental é reconhecido como um direito desde 1988 e como direito público subjetivo desde 1934.
Errado. Desde a CF/34 que a educação é um direito de todos. Contudo, apenas na cf/88 que passou a ser um direito público subjetivo.
( ) Qualquer cidadão, jovem, adulto ou idoso, tem o direito de efetuar sua matrícula e pode exigir a qualquer momento perante as autoridades competentes, independente do período reservado para as matrículas.
Correto.
( ) O ensino fundamental só foi reconhecido como direito a partir da constituição de 1988.
Falso.
( ) Em nosso país, o ensino fundamental é reconhecido como um direito desde 1934 e como direito público subjetivo desde 1988.
Correto.
(V ) Ele é obrigatório, gratuito e quem não teve acesso a essa etapa da escolaridade pode recorrer à justiça e exigir sua vaga.
(F ) Em nosso país, o ensino fundamental é reconhecido como um direito desde 1988 e como direito público subjetivo desde 1934.
(V ) Qualquer cidadão, jovem, adulto ou idoso, tem o direito de efetuar sua matrícula e pode exigir a qualquer momento perante as autoridades competentes, independente do período reservado para as matrículas.
( F) O ensino fundamental só foi reconhecido como direito a partir da constituição de 1988.
(V ) Em nosso país, o ensino fundamental é reconhecido como um direito desde 1934 e como direito público subjetivo desde 1988.
Não foi atoa que essa prova foi anulada, olha essa questão... AFF
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo