O transtorno por uso de álcool costuma estar associado a pro...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos entender melhor a questão e as alternativas oferecidas. O transtorno por uso de álcool é uma condição bastante comum e frequentemente associada ao uso de outras substâncias. Por isso, é essencial compreender o papel do álcool nesse contexto e como ele pode interagir com outras drogas.
Alternativa Correta: B
Justificativa: O álcool pode ser utilizado para aliviar os efeitos indesejados de outras substâncias ou como substituto quando essas substâncias não estão disponíveis. Este é um comportamento comum entre usuários de múltiplas drogas, pois o álcool pode atenuar sintomas de abstinência ou efeitos colaterais de outras drogas, como a ansiedade e a insônia, frequentemente associadas ao uso de estimulantes.
Analisando as Alternativas Incorretas:
A - Esta alternativa sugere que o álcool é usado como "autoaliviador" para diminuir os sintomas de tremores, facilitando o uso de outras drogas. Embora o álcool possa de fato ser usado para aliviar certos sintomas físicos, essa descrição não é a mais precisa em comparação com a alternativa correta, que aborda diretamente a questão de aliviar os efeitos indesejados de outras substâncias.
C - A ideia de que o álcool é consumido em dosagens socialmente aceitas para facilitar o acesso a cocaína não é uma prática comum nem reconhecida em estudos de psicopatologia. O uso de álcool tem mais a ver com tentativa de alívio de sintomas e substituição de substâncias, e não com facilitação de acesso a outras drogas.
D - A afirmação de que o álcool é usado para eliminar dores do superego e promover uma ação positiva de socialização não é precisa. Embora o álcool possa reduzir inibições sociais, a ideia de "dores do superego" é uma construção psicanalítica que não se aplica diretamente ao uso de álcool no contexto de transtornos de substância.
E - Sugerir que o álcool pode apoiar o tratamento de dependências de outras substâncias químicas criando novos caminhos neurais é uma afirmação incorreta. Na verdade, o uso de álcool durante o tratamento de dependência de outras substâncias pode complicar o quadro clínico e não é uma prática recomendada.
Espero que essa explicação tenha esclarecido suas dúvidas. Se precisar de mais detalhes ou tiver outras perguntas, estou à disposição para ajudar!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
B - para aliviar os efeitos indesejados dessas outras substâncias ou para substituí-las quando não estão disponíveis.
O álcool é a droga que mais é utilizada em combinação com outras, é depressora do SNC e muito procurada na falta de outras drogas, como a cocaína. Também utilizada para aliviar os efeitos de outra ou da própria falta dela (abstinência).
''O transtorno por uso de álcool costuma estar associado a problemas semelhantes aos associados a outras substâncias (p. ex., Cannabis; cocaína; heroína; anfetaminas; sedativos, hipnóticos ou ansiolíticos). O álcool pode ser usado para aliviar os efeitos indesejados dessas outras substâncias ou para substituí-las quando não estão disponíveis. Problemas de conduta, depressão, ansiedade e insônia frequentemente acompanham o consumo intenso e às vezes o antecedem.''
Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM-V), p. 492
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo