Jacob Levy Moreno, criou o psicodrama, concebido como ciênci...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é B - do espelho.
Vamos explorar o tema da questão. O psicodrama, criado por Jacob Levy Moreno, é uma abordagem terapêutica que utiliza técnicas dramáticas para acessar e trabalhar com o mundo interno dos pacientes. Moreno introduziu várias técnicas para ajudar os pacientes a expressarem e entenderem seus próprios pensamentos e sentimentos de maneira mais profunda e envolvente.
Na questão apresentada, estamos falando especificamente sobre uma técnica em que o paciente pode se ver através da atuação de outra pessoa (chamada de ego auxiliar). Essa técnica é conhecida como técnica do espelho. Nesta técnica, o ego auxiliar interpreta o papel do paciente, permitindo que ele observe suas próprias ações, comportamentos e emoções de uma perspectiva externa.
Agora, vamos analisar as demais alternativas para entender por que elas estão incorretas:
A - de exposição empática: Esta alternativa não se refere a uma técnica específica do psicodrama. A exposição empática pode ser um conceito presente em várias abordagens terapêuticas, mas não tem relação direta com a técnica descrita na questão.
C - da inversão de papéis: Embora a inversão de papéis seja uma técnica importante no psicodrama, onde o paciente troca de papel com outra pessoa para experimentar a perspectiva dela, ela não é a técnica descrita na questão. A inversão de papéis não envolve o paciente se ver através de um ego auxiliar.
D - de aquecimento: O aquecimento é uma fase preparatória no psicodrama, onde os participantes realizam exercícios para se preparar emocional e fisicamente para a dramatização. Contudo, não envolve a atuação do ego auxiliar no papel do paciente.
E - de compartilhamento: O compartilhamento é uma fase do psicodrama onde os participantes discutem e refletem sobre a experiência dramática conjunta. Novamente, essa técnica não se alinha com a descrição da questão que envolve um ego auxiliar interpretando o papel do paciente.
Em resumo, a técnica do espelho é a única que se ajusta à descrição fornecida na questão, onde o paciente pode se observar através da atuação de um ego auxiliar. As demais alternativas, apesar de serem técnicas ou conceitos importantes no contexto terapêutico, não correspondem à técnica específica mencionada.
Espero que essa explicação tenha esclarecido suas dúvidas sobre o tema! Se precisar de mais alguma ajuda, estou à disposição.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Correta: B) do espelho.
Espelho: nessa técnica, o ego auxiliar reproduz a postura e a fala do protagonista, incentivando- o a perceber-se e estabelecer alguma avaliação a respeito de seus próprios pensamentos, sentimentos e atitudes.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo