Com relação à Lei n.º 4.324/1964, ao Decreto n.º 68.704/1971...
Com relação à Lei n.º 4.324/1964, ao Decreto n.º 68.704/1971 e à Lei n.º 12.527/2011, julgue o item.
Cabe aos órgãos e às entidades do Poder Público
assegurar a proteção da informação sigilosa e da
informação pessoal, observada nesses casos sua
indisponibilidade, sua autenticidade, sua integridade e
sua restrição total de acesso.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é Errado (E).
A questão aborda temas relacionados a três importantes legislações: a Lei n.º 4.324/1964, que estabelece normas para o exercício da profissão de odontólogo no Brasil; o Decreto n.º 68.704/1971, que regulamenta a Lei n.º 4.324; e a Lei n.º 12.527/2011, conhecida como a Lei de Acesso à Informação (LAI).
O foco da questão está na responsabilidade dos órgãos e entidades do Poder Público em relação à proteção e ao acesso a informações. De acordo com a Lei de Acesso à Informação, essa proteção deve garantir a disponibilidade, autenticidade, integridade e a restrição de acesso às informações pessoais e sigilosas.
A Lei n.º 12.527/2011 enfatiza que, enquanto as informações sigilosas devem ter restrições de acesso claramente definidas, as informações pessoais também têm proteção, mas com parâmetros que permitem o acesso por pessoas legalmente autorizadas, garantindo a transparência e o direito à informação ao público.
A afirmativa da questão está incorreta porque menciona que há uma restrição total de acesso a esses tipos de informações, o que não está de acordo com os princípios da Lei de Acesso à Informação, que permite o acesso em situações específicas e adequadamente justificadas, preservando a transparência e o direito à informação.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Não encontrei nenhuma informação na Lei n.º 4.324/1964 e nem no Decreto n.º 68.704/1971 que respondesse a este item. Acho que só foi mencionado mesmo pra confundir o candidato. A resposta está na lei n.º 12.527/2011, art. 6º, III
Gabarito: Errado
Art. 6º Cabe aos órgãos e entidades do poder público, observadas as normas e procedimentos específicos aplicáveis, assegurar a:
III - proteção da informação sigilosa e da informação pessoal, observada a sua disponibilidade, autenticidade, integridade e eventual restrição de acesso.
É vedado o caráter permanente da informação, sendo todas temporariamente sigilosas de acordo com a natureza do conteúdo.
Cuidado com essa "indisponibilidade", pegadinha!
É possível que haja acesso à informação pessoal por terceiro, se houver previsão legal ou autorização expressa da pessoa a quem ela se refere.
Não é indisponibilidade, e sim, sua disponibilidade. E também não restrição total de acesso, é eventual restrição de acesso. Esses são os erros da questão.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo