A Lei n.º 8.159, de 08 de janeiro de 1991, conhecida como L...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1655551 Arquivologia

A Lei n.º 8.159, de 08 de janeiro de 1991, conhecida como Lei de Arquivo, dispõe sobre a política nacional de arquivos e dá outras providências.


No que compete aos documentos privados, assinale a alternativa correta.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Olá, aluno! Vamos entender a questão sobre a Lei n.º 8.159, de 08 de janeiro de 1991, conhecida como Lei de Arquivo, que regula a política nacional de arquivos.

Alternativa Correta: E - Os arquivos privados identificados como de interesse público e social poderão ser depositados a título revogável, ou doados a instituições arquivísticas públicas.

Justificativa: A Lei 8.159/91, no Artigo 12, prevê que arquivos privados considerados de interesse público e social podem ser depositados de forma revogável ou doados a instituições arquivísticas públicas. Isso visa garantir a preservação e o acesso a documentos relevantes para a sociedade.

Análise das Alternativas Incorretas:

A: Os arquivos privados identificados como de interesse público e social não poderão ser alienados com dispersão ou perda da unidade documental, mesmo quando transferidos para o exterior.

Comentário: Esta alternativa está incorreta pois a lei não menciona que a transferência para o exterior é proibida; a lei permite a alienação, desde que respeite a integridade do arquivo.

B: A cessação de atividades de instituições privadas implica o recolhimento de sua documentação à instituição arquivística pública ou a sua transferência à instituição sucessora.

Comentário: Esta alternativa está incorreta porque a cessação de atividades de instituições privadas não implica automaticamente no recolhimento de seus documentos a uma instituição arquivística pública. A documentação pode ser transferida à instituição sucessora.

C: São também privados os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por entidades privadas encarregadas da gestão de serviços públicos no exercício de suas atividades.

Comentário: Esta alternativa está incorreta. Documentos produzidos por entidades privadas encarregadas da gestão de serviços públicos são considerados documentos públicos, pois envolvem o exercício de funções delegadas pelo poder público.

D: A eliminação de documentos produzidos por instituições privadas será realizada mediante autorização da instituição arquivística pública, na sua específica esfera de competência.

Comentário: Esta alternativa está incorreta. A eliminação de documentos por instituições privadas não depende de autorização de uma instituição arquivística pública, mas sim de normas internas da própria instituição, respeitando a legislação aplicável.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gab. E

A) Documentos privados identificados como interesse público e social NÃO PODEM ser transferidos para o exterior. 

B) A cessação de atividades de instituições PÚBLICAS implica o recolhimento de sua documentação à instituição arquivística pública ou a sua transferência à instituição sucessora.

C) São também PÚBLICOS os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por entidades privadas encarregadas da gestão de serviços públicos no exercício de suas atividades.

D) A eliminação de documentos produzidos por instituições PÚBLICAS será realizada mediante autorização da instituição arquivística pública, na sua específica esfera de competência.

E) Os arquivos privados identificados como de interesse público e social poderão ser depositados a título revogável, ou doados a instituições arquivísticas públicas. Art. 15 da Lei 8.159.

GAB: E

Segundo a Lei 8.159

A) Art. 13 - Os arquivos privados identificados como de interesse público e social não poderão ser alienados com dispersão ou perda da unidade documental, nem transferidos para o exterior.

B) Art. 7º § 2º - A cessação de atividades de instituições públicas e de caráter público implica o recolhimento de sua documentação à instituição arquivística pública ou a sua transferência à instituição sucessora.

C) Art. 7º§ 1º - São também públicos os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por instituições de caráter público, por entidades privadas encarregadas da gestão de serviços públicos no exercício de suas atividades.

D) Art. 9º - A eliminação de documentos produzidos por instituições públicas e de caráter público será realizada mediante autorização da instituição arquivística pública, na sua específica esfera de competência.

E) Art. 15 - Os arquivos privados identificados como de interesse público e social poderão ser depositados a título revogável, ou doados a instituições arquivísticas públicas.

Resposta: E) Os arquivos privados identificados como de interesse público e social poderão ser depositados a título revogável, ou doados a instituições arquivísticas públicas.

A) "Os arquivos privados identificados como de interesse público e social não poderão ser alienados com dispersão ou perda da unidade documental, mesmo quando transferidos para o exterior."

- Essa afirmação está incorreta. De acordo com o Art. 13 da Lei, os arquivos privados identificados como de interesse público e social não podem ser alienados nem transferidos para o exterior. A alternativa adiciona uma condição inexistente na lei.

B) "A cessação de atividades de instituições privadas implica o recolhimento de sua documentação à instituição arquivística pública ou a sua transferência à instituição sucessora."

- Essa alternativa é incorreta. O Art. 6º, § 2º, se refere à cessação de atividades de instituições públicas, e não privadas. Portanto, a afirmativa está errada, já que não se refere à regulamentação para instituições privadas.

C) "São também privados os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por entidades privadas encarregadas da gestão de serviços públicos no exercício de suas atividades."

- Essa afirmação é incorreta. O Art. 7º, § 1º, afirma que documentos produzidos e recebidos por entidades privadas encarregadas da gestão de serviços públicos são considerados públicos, e não privados.

D) "A eliminação de documentos produzidos por instituições privadas será realizada mediante autorização da instituição arquivística pública, na sua específica esfera de competência."

- Essa alternativa também é incorreta. A lei especifica no Art. 9º que a eliminação de documentos se refere apenas às instituições públicas e de caráter público, e não às instituições privadas.

E) "Os arquivos privados identificados como de interesse público e social poderão ser depositados a título revogável, ou doados a instituições arquivísticas públicas."

- Essa alternativa é correta e está em conformidade com o Art. 15 da Lei, que diz: "Os arquivos privados identificados como de interesse público e social poderão ser depositados a título revogável, ou doados a instituições arquivísticas públicas."

Em resumo, a alternativa E é a correta, e seu suporte legal pode ser encontrado no Art. 15 da Lei nº 8.159. Todas as outras alternativas estão em desacordo com os termos da lei e, portanto, são incorretas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo