Em relação à situação política contemporânea no mundo, assi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2009 Banca: AOCP Órgão: DESENBAHIA Prova: AOCP - 2009 - DESENBAHIA - Advogado |
Q544357 Conhecimentos Gerais
Em relação à situação política contemporânea no mundo, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a D.

Vamos entender por quê:

As questões de concursos públicos frequentemente abordam temas de política contemporânea mundial, exigindo do candidato um conhecimento atualizado sobre eventos e situações geopolíticas. Nesta questão, os candidatos são desafiados a identificar a alternativa correta baseando-se em conhecimentos de geopolítica e eventos históricos recentes.

A alternativa D está correta porque menciona os ataques de Israel à Faixa de Gaza. Esses ataques realmente atingiram prédios da ONU (Organização das Nações Unidas), o que gerou condenação por parte da organização, criticando de forma explícita a iniciativa sionista de Israel.

Vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:

A - A afirmação de um conflito iminente entre EUA e o bloco Comunista liderado pela Rússia é uma referência desatualizada. A Guerra Fria terminou em 1991 com a dissolução da União Soviética. Embora existam tensões entre os EUA e a Rússia, não se trata de uma iminência de conflito armado nos termos da Guerra Fria.

B - A União Europeia não foi intermediadora de toda a Guerra Fria. Além disso, a crise econômica de 2008 afetou gravemente a União Europeia, especialmente países como Grécia, Portugal e Espanha.

C - A União Europeia não se destaca atualmente como intermediária de um conflito armado iminente entre Rússia e EUA. Na verdade, suas ações são mais focadas em diplomacia e sanções econômicas em resposta a tensões regionais.

E - Embora o presidente Barack Obama tenha adotado políticas diferentes de seu antecessor George W. Bush, especialmente em termos de diplomacia e política externa, sua posição em relação às forças armadas dos EUA fora do país não é uma ruptura completa com todas as ações anteriores. Ele continuou, por exemplo, com operações militares no Oriente Médio.

Compreender o contexto histórico e político é fundamental para responder adequadamente esse tipo de questão. Mantenha-se atualizado sobre eventos globais e suas implicações para aprimorar seus conhecimentos e aumentar suas chances de sucesso nos concursos públicos.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo