O Currículo de Referência em Tecnologia e Computação (2018) ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2418265 Pedagogia

O Currículo de Referência em Tecnologia e Computação (2018) busca apoiar as redes de ensino com a construção de referenciais para o ensino de tecnologia e computação. São eixos propostos nesse currículo, que perpassam todas as etapas da educação básica: Cultura Digital, Tecnologia Digital e Pensamento Computacional.


Relacione abaixo esses eixos com os conceitos curriculares correspondentes.


Coluna 1 Eixos

1. Cultura Digital

2. Tecnologia Digital

3. Pensamento Computacional


Coluna 2 Conceitos

( ) Representação de Dados; Hardware e Software; Comunicação e Redes.

( ) Reconhecimento de Padrões; Decomposição; Algoritmos; Abstração.

( ) Tecnologia e Sociedade; Cidadania Digital; Letramento Digital.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a D.

Vamos entender a questão a partir do seu conteúdo e dos conhecimentos necessários para resolvê-la.

O tema da questão é o Currículo de Referência em Tecnologia e Computação (2018), que define três eixos principais para o ensino de tecnologia e computação na educação básica: Cultura Digital, Tecnologia Digital e Pensamento Computacional.

Para resolver a questão, é preciso compreender o significado de cada um desses eixos e saber relacioná-los com os conceitos curriculares correspondentes.

Cultura Digital: Este eixo aborda a relação entre tecnologia e sociedade, enfatizando a cidadania digital e o letramento digital. Isso inclui como utilizamos a tecnologia no dia a dia, os impactos sociais e culturais da tecnologia, e como podemos ser cidadãos digitais responsáveis.

Tecnologia Digital: Este eixo se concentra nos componentes técnicos da tecnologia, como hardware, software, comunicação e redes. Envolve o conhecimento prático e técnico que permite a utilização e a criação de tecnologias.

Pensamento Computacional: Este eixo se refere às habilidades e processos mentais envolvidos na resolução de problemas de forma sistemática e lógica. Isso inclui o reconhecimento de padrões, decomposição de problemas, desenvolvimento de algoritmos e abstração.

A questão pede para relacionar esses eixos com os conceitos curriculares listados na Coluna 2. Vamos analisar as correspondências:

1. Cultura Digital: Tecnologia e Sociedade, Cidadania Digital, Letramento Digital.

2. Tecnologia Digital: Representação de Dados, Hardware e Software, Comunicação e Redes.

3. Pensamento Computacional: Reconhecimento de Padrões, Decomposição, Algoritmos, Abstração.

Assim, a sequência correta é:

2 (Tecnologia Digital) - Representação de Dados, Hardware e Software, Comunicação e Redes.

3 (Pensamento Computacional) - Reconhecimento de Padrões, Decomposição, Algoritmos, Abstração.

1 (Cultura Digital) - Tecnologia e Sociedade, Cidadania Digital, Letramento Digital.

Portanto, a alternativa correta é a D.

Vamos justificar as alternativas incorretas:

A - 1 • 2 • 3: Coloca Cultura Digital associada a Representação de Dados, Hardware e Software, Comunicação e Redes, o que é incorreto.

B - 1 • 3 • 2: Coloca Cultura Digital associada a Representação de Dados, Hardware e Software, Comunicação e Redes, e Pensamento Computacional associado a Tecnologia e Sociedade, Cidadania Digital, Letramento Digital, o que também é incorreto.

C - 2 • 1 • 3: Coloca Tecnologia Digital associada a Tecnologia e Sociedade, Cidadania Digital, Letramento Digital, o que é incorreto.

E - 3 • 2 • 1: Coloca Pensamento Computacional associado a Representação de Dados, Hardware e Software, Comunicação e Redes, e Tecnologia Digital associada a Tecnologia e Sociedade, Cidadania Digital, Letramento Digital, o que é incorreto.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Resumo sobre pensamento computacional.

O pensamento computacional é uma metodologia usada para identificar e resolver problemas, fundamentado na ciência da computação. O pensamento computacional é separado em quatro pilares.

Decomposição - consiste em decompor um problema grande e complexo em sgmentos menores, a fim de obter um pensamento mais crítico e focalizado sobre o problema.

Abstração - consiste em onbservar e definir quais pontos são mais importantes, e qual a prioridade de ações e resoluções a serem tomadas.

Identificação de padrões - consiste em observar e identificar padrões em como o problema ocorre, e definir possíveis problemas, soluções e se preparar/atecipar para lidar com isso.

Pensamento algorítimico - consiste em criar planejamentos de forma ordenada e detalhada sobre todo o processo e problema, a fim de possuir todo o problema e resolução em mãos, além de prever possíveis desvios e como lidar com eles.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo