Com base no texto 'Ignota', leia as afirmativas a seguir: ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1608650 Português
Ignota
Onde se esconde a sua essência?
De que é formada a complexa Natureza Humana?
Paz? Ganância?
Belle époque, 29, social ou capital?
Indeterminada permanece.

(Autor (a) anônimo (a))

Glossário:
• Belle époque: período histórico marcado pela euforia provocada pelo progresso tecno-científico iniciado na segunda metade do século XIX.
• Crise de 1929: foi uma grande depressão econômica que teve início em 1929, e que persistiu ao longo da década de 1930, sendo um importante momento da história norte-americana. 
Com base no texto 'Ignota', leia as afirmativas a seguir:
I. Há, no texto, a recorrência a questionamentos para que o eu-poético imprima no leitor a ideia de a Natureza Humana não ter uma essência. II. O último verso do poema (Indeterminada permanece) indica que o eu-poético não encontrou a essência da Natureza Humana ou não sabe do que ela é formada.
Marque a alternativa CORRETA: 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

???????

Sem entender nada

Quando o autor lança "mão" de questionamentos da existência da natureza humana e afirma a resposta indeterminada, ele (o autor) reafirma a não existência da mesma. Logo há inexistência da essência, resposta do item I.

A resposta do item II se faz notória no: "Indeterminada permanece",no fecho do 1 parágrafo.

Ignota

Onde se esconde a sua essência?

De que é formada a complexa Natureza Humana?

Paz? Ganância?

Belle époque, 29, social ou capital?

Indeterminada permanece.

Boa, Márcio!

Gabarito dado pela banca: A

Não concordo com o gabarito.

I. Há, no texto, a recorrência a questionamentos para que o eu-poético imprima no leitor a ideia de a Natureza Humana não ter uma essência.

Considero a alternativa falsa. O fato de o autor lançar mão de questionamentos sobre a essência da natureza não faz com que suponhamos que a mesma não exista. Na minha concepção, o que não conseguimos, pelo fato de ser muito complexa, é defini-la, delimitá-la. O próprio autor, no final do texto, diz que indeterminada permanece, e não que inexista uma essência.

II.O último verso do poema (Indeterminada permanece) indica que o eu-poético não encontrou a essência da Natureza Humana ou não sabe do que ela é formada.

Considero a alternativa verdadeira. Entretanto, perceba que o fato de não encontrá-la ou não saber do que é formada, não significa que não exista uma essência da natureza humana (proposta defendida pela banca na primeira assertiva).

Banca ainda precisa melhorar muito para ser péssima

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo