Gastrite e úlceras pépticas ocorrem quando anormalidades quí...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1244260 Nutrição
Gastrite e úlceras pépticas ocorrem quando anormalidades químicas, infecciosas ou neurais perturbam a integridade da mucosa do estômago (KRAUSE, 2012).
Avalie as afirmativas sobre as diversas formas de gastrite, classificando-as em verdadeiro (V) ou falso (F).

( ) A infecção pelo Helicobacter pylori é uma das causas mais comuns de inflamação crônica da mucosa gástrica e úlcera péptica.
( ) A gastrite aguda se refere à inflamação e aos sintomas de início rápido.
( ) Atrofia e perda de células parietais do estômago, com redução da secreção de ácido clorídrico (HCl) e fator intrínseco são sinais resultantes da gastrite aguda.
( ) Em indivíduos com gastrite atrófica, deve-se avaliar o estado da vitamina B12, pois a acloridria e a falta do fator intrínseco podem resultar em baixa absorção desta vitamina.

A sequência CORRETA está na alternativa
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A gastrite aguda refere-se à manifestação rápida da inflamação e dos sintomas. A gastrite crônica pode ocorrer durante um período de meses a décadas, com sintomas recorrentes. Os sintomas incluem náuseas, vômitos, mal-estar, anorexia, hemorragia e dor epigástrica. A gastrite prolongada pode resultar em atrofia e perda de células parietais do estômago, com perda da secreção de HCL (acloridria) e do fator intrínseco, resultando em anemia perniciosa.

Fonte: Krause, 14ª edição

 Atrofia e perda de células parietais do estômago, com redução da secreção de ácido clorídrico (HCl) e fator intrínseco são sinais resultantes da gastrite aguda. (crônica)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo