Julgue o item que se segue. Na perspectiva de Paulo Freire, ...
Julgue o item que se segue.
Na perspectiva de Paulo Freire, o aluno deve ser educado
com base em princípios que não são condizentes com a
sua realidade econômica, social ou cultural.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: E - errado
Na abordagem de Paulo Freire, um dos mais influentes pedagogos brasileiros, é central a ideia de que a educação deve ser libertadora e estar fortemente conectada às vivências dos alunos. A educação freiriana se opõe ao modelo bancário, no qual o estudante é visto como um receptáculo de informações. Ao contrário do que sugere a questão, Freire defende que o processo educativo deve ser consonante com a realidade econômica, social e cultural dos alunos. Assim, o educando constrói o conhecimento de maneira crítica e reflexiva, a partir da sua própria experiência.
A prática educativa deve ser dialógica, com o aluno participando ativamente na construção do conhecimento, dialogando e refletindo sobre sua própria realidade. Por isso, podemos afirmar que o item é errado, pois desconsidera a ênfase que Paulo Freire dá à importância do contexto do aluno na educação. O educador deve valorizar o saber prévio do estudante, e a partir disso, desenvolver um processo educativo que seja significativo e emancipatório.
Para resolver esta questão, é necessário conhecer as ideias de Paulo Freire a respeito do processo de ensino-aprendizagem, especialmente a crítica ao modelo de educação tradicional e a sua proposta de uma pedagogia com base na realidade e na participação ativa dos alunos. Compreendendo esses conceitos, fica claro por que a alternativa é errada: ela vai contra um dos princípios fundamentais da pedagogia freiriana.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Freire enfatiza a importância de reconhecer e valorizar a realidade econômica, social e cultural dos alunos como ponto de partida para o processo educacional.
Ele argumentava que a educação deve começar com a realidade vivida pelos alunos, suas experiências, suas preocupações e suas culturas, para então promover a conscientização crítica sobre essa realidade.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo