Julgue o item que se segue. O processo de formação do parque...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2316633 Geografia

Julgue o item que se segue. 


O processo de formação do parque industrial no Brasil foi direcionado conforme interesses dos empresários e governantes dos países industrializados. Assim, a industrialização impulsionou um processo de urbanização que provocou um aumento vertiginoso da população. Com isso, o Brasil formou um parque industrial e deu início a um processo de urbanização sem precedentes, o que fez com que surgisse e aumentasse, em número, a quantidade das metrópoles. Dessa maneira ocorre o processo de metropolização, quando há a junção de áreas urbanas de duas ou mais cidades. Essa junção ocorre por meio de um acelerado crescimento urbano, intensificado pela modernização. No Brasil, esse processo é notório em diversas capitais, mas São Paulo se destaca como a maior do país e uma das mais relevantes no cenário global.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão acima tem como tema a relação entre industrialização e urbanização no território brasileiro, junto com as suas consequências socioespaciais. Nela, o candidato deverá julgar uma afirmação sobre a temática abordada.

A afirmação aponta que o processo de formação do parque industrial no Brasil foi direcionado conforme interesses dos empresários e governantes dos países industrializados. Assim, a industrialização impulsionou um processo de urbanização que provocou um aumento vertiginoso da população. Com isso, o Brasil formou um parque industrial e deu início a um processo de urbanização sem precedentes, o que fez com que surgisse e aumentasse, em número, a quantidade das metrópoles. Dessa maneira ocorre o processo de metropolização, quando há a junção de áreas urbanas de duas ou mais cidades. Essa junção ocorre por meio de um acelerado crescimento urbano, intensificado pela modernização. No Brasil, esse processo é notório em diversas capitais, mas São Paulo se destaca como a maior do país e uma das mais relevantes no cenário global.

De fato, a industrialização brasileira foi impulsionada por interesses estatais e de empresários. O primeiro estágio da industrialização brasileira começou na década de 1930 com o governo de Getúlio Vargas, que interessado em expandir o parque industrial do país, e gerar uma nova fonte de divisas para o país após a decadência do ciclo do café, criou importantes indústrias de base para fortalecer a produção brasileira. Dentre elas podemos destacar a Petrobrás (responsável pela extração e refinamento do petróleo), a Vale do Rio Doce (indústria responsável pelo beneficiamento de minérios) e a Companhia Siderúrgica Nacional (responsável pela produção e comercialização de uma diversificada linha de produtos siderúrgicos).

Na década de 1950, Juscelino Kubitscheck buscando modernizar o país e alavancar o seu crescimento econômico, atraiu várias indústrias automobilísticas no território brasileiro e trouxe também consigo várias indústrias multinacionais, abrindo o país para o capital estrangeiro. Como o Brasil tem um grande mercado consumidor, mão-de-obra barata e é uma importante fonte de matérias-primas, várias empresas estrangeiras, atraídas por esses fatores, vieram para o Brasil, dinâmica que foi mantida pelos governos militares até a década de 1980.

Note, que de fato, interesses estatais e empresariais foram relevantes para a constituição de um parque industrial que impulsionou o crescimento econômico do território brasileiro entre as décadas de 1930 até 1980.

A industrialização brasileira, em seus primórdios, iniciou-se na Região Sudeste, principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro, muito por conta da sua avançada infraestrutura de transportes - obtida através de investimentos obtidos no ciclo do café -, do seu amplo mercado consumidor - as duas capitais eram as mais populosas do país - e da mão-de-obra barata que atraiu as fábricas para essas regiões.

Como as indústrias fomentam bastante a geração de empregos, essas cidades começaram rapidamente a ter um grande crescimento demográfico, uma vez que a procura por essas metrópoles se expandiu cada vez. Com isso, essas cidades, para receberem essa grande quantidade de pessoas, tiveram, mesmo que de maneira desorganizada, que implementar uma infraestrutura de transporte e serviços para atender as demandas populacionais, fazendo com que seus espaços urbanos crescessem originando então o processo de metropolização, que ocorre, quando uma ou duas cidades crescem em um ritmo bastante acelerado e exercendo uma hierarquização urbana em relação à cidades menores.

Como essas capitais ficaram saturadas, problemas socioespaciais começaram a acontecer, em que distúrbios como violência urbana, congestionamentos, inundações, péssima qualidade do transporte público, a favelização e desigualdade social surgiram, e fizeram com que solo urbano ficasse mais valorizado. Nesse sentido, a lógica se torna simples de ser entendida, pois se uma cidade tem cada vez mais problemas, não dá para oferecer qualidade de vida e fácil acesso à equipamentos urbanos a todos os habitantes. Por isso, regiões e localidades com melhores condições sociais e urbanas se tornaram mais caras e inacessíveis para a população de baixo poder aquisitivo.

Sem opção, essa população mais pobre e sem poder aquisitivo opta por morar em áreas cada vez mais periféricas e distantes das áreas mais centrais dotadas de infraestrutura, além de possuírem uma maior quantidade de problemas sociais, uma vez que lá o terreno do solo urbano é mais barato. Mas nesse processo de ocupação de áreas mais distantes dos centros urbanos, essas grandes cidades começaram a se expandir em direção aos limites de cidades vizinhas, ocorrendo então a junção territorial desses espaços, onde se torna até mais difícil de assimilar os limites territoriais desses municípios, dando origem então ao processo de conurbação. Em São Paulo, por exemplo, tal processo é perceptível, uma vez que a grande capital apresenta junção territorial com os seus municípios vizinhos, em que podemos citar Guarulhos, Osasco, Diadema, São Caetano do Sul, Santo André, entre outros.

O erro da afirmação é apontar que esse processo é chamado de metropolização, mas não, o processo é chamado de conurbação.

Portanto, a afirmação está ERRADA.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

quando há a junção de áreas urbanas de duas ou mais cidades. = conurbação

Conurbação

errada

Metropolização = formação das metrópoles.

Conurbação = crescimento de cidades próximas nas quais as suas malhas urbanas se encontram e há o estabelecimento de uma inter-relação funcional entre elas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo