Julgue o item que se segue. Cavernas são formas de relevo as...
Julgue o item que se segue.
Cavernas são formas de relevo associadas ao
intemperismo químico de rochas solúveis, como o
calcário e o mármore, culminando, posteriormente, na
precipitação de carbonato de cálcio em formas típicas
(espeleotemas), tais como estalactites, estalagmites e
colunas. São regiões formadas pela grande quantidade
de aporte hídrico no sistema.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (0)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Na assertiva é reforçado que as cavernas são formas de relevo associadas ao intemperismo químico de rochas solúveis, como o calcário e o mármore, culminando, posteriormente, na precipitação de carbonato de cálcio em formas típicas (espeleotemas), tais como estalactites, estalagmites e colunas. São regiões formadas pela grande quantidade de aporte hídrico no sistema.
De aspecto marcante que atrai a curiosidade de vários turistas pelo mundo afora, as cavernas se formam quando a água ácida penetra no solo, entra em contato com rochas calcárias e as dissolve, formando “ocos” no relevo. Esse processo é o que define o surgimento da maioria dos tipos de cavernas existentes no mundo.
Essa água que penetra no solo e entra em contato com as rochas calcárias causando sua dissolução, na maioria das vezes, é oriunda das chuvas, que faz com que a água entre em contato com o gás carbônico (CO2) dissolvido no ar e no terreno. O resultado dessa reação química é uma água ligeiramente ácida, que vai atravessando as primeiras camadas do solo até chegar às rochas calcárias subterrâneas. Note que há uma reação química acontecendo entre a água e o gás carbônico presente nas rochas, e por isso, convém destacar que as cavernas tem grande influência do processo de intemperismo químico, que desgasta e altera quimicamente a estrutura e composição da rocha.
A rocha calcária que sofre com esse intemperismo é insolúvel em água pura, mas desmancha na água ácida que vem de cima. Essa água dissolve as pedras no caminho e segue descendo pelas rachaduras até certa profundidade. Posteriormente, a água segue “cavando” buracos, formando as estruturas que comumente é perceptível nas cavernas. Numa dessas, um dos corredores chega à superfície e abre a entrada da caverna.
Nesse processo, a água ao entrar em contato com a atmosfera da caverna, libera CO2, fazendo com que a água do teto fique menos ácida. Isso faz o bicarbonato se recristalizar sob a forma de calcita, que é pouco solúvel e vai se acumulando no local. Quando isso acontece no teto da caverna, surgirá provavelmente uma estalactite. Quando a gota de água cai no chão, forma a estalagmite, num processo muito parecido com a estalactite, que cria a estrutura de colunas que é bastante comum em cavernas.
Portanto, a afirmação está CERTA.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo