Uma técnica de enfermagem que não usa equipamento de proteç...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q619980 Enfermagem
Uma técnica de enfermagem que não usa equipamento de proteção individual no atendimento de pacientes, apesar de a instituição fornecê-los em quantidade e qualidade suficientes e apesar de ela já ter sido capacitada para usá-los, de acordo com o código de ética profissional, está cometendo um ato de:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é: A - negligência.

Vamos entender por que essa é a resposta correta e analisar as demais opções.

No contexto da enfermagem, negligência refere-se à omissão ou falta de atenção ao dever, que pode resultar em danos ao paciente. Neste caso, a técnica de enfermagem está ciente dos riscos ao não usar o Equipamento de Proteção Individual (EPI) e recebe orientações adequadas da instituição. A omissão em utilizar esses equipamentos, que são fornecidos em quantidade e qualidade adequadas, caracteriza um comportamento negligente. Portanto, a escolha da alternativa A é apropriada.

Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:

B - imprudência: Imprudência é agir de forma precipitada ou sem cautela, resultando em risco desnecessário. Se a técnica estivesse ciente do risco e ainda assim decidisse não usar o EPI, por acreditar erroneamente que não precisaria, poderíamos considerar imprudência. No entanto, o foco aqui é a omissão do uso, caracterizando negligência.

C - imperícia: Imperícia refere-se à falta de habilidade ou conhecimento técnico para realizar determinada tarefa. Como a técnica já foi capacitada para o uso dos EPIs, não se trata de falta de habilidade ou conhecimento, mas sim de omissão, o que não caracteriza imperícia.

D - inabilidade: Inabilidade é sinônimo de imperícia e, portanto, não se aplica ao caso, pois o problema não é a falta de capacidade técnica.

E - ignorância: Ignorância implica desconhecimento. No entanto, a técnica já foi treinada e conhece a importância do uso dos EPIs, então não podemos considerá-la ignorante em relação ao procedimento.

Compreender essas diferenças é crucial para aplicar corretamente os conceitos éticos e legais em situações práticas na área da enfermagem. Cada termo tem um significado específico e seu uso correto pode influenciar no julgamento de situações profissionais.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Não seria IMPRUDÊNCIA? A técnica de enfermagem tem conhecimentos, foi capacitada para o uso do EPI e não o utiliza. Deu a entender que o fato dela não utilizar o epi é habitual. E o agir sem cuidados, se arriscando= imprudência.

Negligência - Quando a pessoa sabe o que fazer e mesmo assim não faz. Assim como diz na questão Uma técnica de enfermagem que não usa equipamento de proteção individual... / ...apesar de ela já ter sido capacitada para usá-los​. Nesse caso ela sabia que devia fazer uso do EPI, porém, não fez.

Vamos ao exemplo: Um socorrista que não utiliza os equipamentos de proteção individual (EPI) no momento de seu atendimento. Isto configura uma negligência. 

Alternativa A

 

Negligência a pessoa se " nega a fazer" . " não usou o equipamento" , " não protegeu a si" " Não protegeu o paciente"  

Imprudência : A pessoa faz sabendo que está errado. Ex: Passar um cateter vesical com luva de procedimento porque estava cansada para pegar a luva estéril.

Imperícia: Não sabe e m faz. A pessoa não é perito naquilo e mesmo assim faz. 

Julianna Souza, concordo com você. Pois não foi uma desatenção casual, caracterizando uma negligência; é algo usual e rotineira praticada pela profissional que recebeu a capacitação adequada, e que possui o conhecimento de seu erro. Logo, a resposta correta seria IMPRUDÊNCIA. 

o profissional está sabendo, pq negligência ?

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo