No tratamento inicial de um paciente com fraturas simples de...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q619995 Enfermagem
No tratamento inicial de um paciente com fraturas simples de costelas é correto afirmar:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A fraturas de costelas é a mais comum das lesões ósseas da parede torácica, podendo ocorrer isoladamente ou associada a pneumotórax ou hemotórax. As fraturas dos últimos arcos costais podem se associar à lesão de fígado ou baço e a lesão dos primeiros arcos se associam a traumas graves com possíveis lesões vasculares. Na fratura simples, não complicada, é indicada a sedação eficaz da dor com analgésicos. Se insuficiente, faz-se anestesia local no foco de fratura ou nos espaços intercostais adjacentes na porção mais posterior do tórax. Medidas como enfaixamento torácico devem ser evitadas, por serem pouco eficientes e por restringirem a mobilização torácica, dificultando a fisioterapia e predispondo a infecções pulmonares.


Resposta E


Bibliografia Volpato ACB, Vitor CS, Santos MAM. Enfermagem em Emergência.Martinari. 2°edição. 2014. Santos NCM. Urgência e Emergência para Enfermagem. Iátria. 4º edição. 2007

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

No tratamento inicial de um paciente com fraturas simples de costelas, a alternativa correta é a E: deve ser evitada a imobilização de costelas com bandagem firme ou atadura que envolva todo o tórax. Isso porque a imobilização completa pode dificultar a expansão pulmonar e levar à diminuição da capacidade respiratória, aumentando o risco de complicações respiratórias, como a atelectasia. Portanto, é importante promover a mobilização precoce e a respiração profunda para evitar essas complicações. Além disso, as demais alternativas estão incorretas, já que é recomendada a utilização de tipóia e faixa no braço do paciente, estimula-se o paciente a manter respirações profundas para prevenir as complicações pulmonares, e o oxigênio ajuda a manter uma oxigenação adequada, sem agravar a dor do paciente.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo