A Lei n. 13.467/2017, alterou a Consolidação das Leis do Tr...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A questão versa sobre o teletrabalho. Assim, deve ser assinalada a alternativa correta que corresponda à mencionada modalidade.
A) INCORRETA. No teletrabalho, a prestação de serviços ocorre fora
das dependências do empregador, de maneira preponderante ou não, com
a utilização de tecnologias de informação e de comunicação.
B) INCORRETA. Nos termos do art. 75-B da CLT, o comparecimento, ainda que de modo habitual, às dependências do empregador para a realização de atividades específicas que exijam a presença do empregado no estabelecimento não descaracteriza o regime de teletrabalho ou trabalho remoto.
C) INCORRETA. Em atenção ao art. 75-B da CLT, considera-se teletrabalho ou trabalho remoto a prestação de serviços fora das dependências do empregador, de maneira preponderante ou não, que, por sua natureza, não configure trabalho externo.
D) CORRETA. A alternativa reflete o teor do art. 75-B da CLT, que preconiza que o teletrabalho é verificado quando ocorre a prestação de serviços fora das dependências do empregador, de maneira preponderante ou não, com a utilização de tecnologias de informação e de comunicação, que, por sua natureza, não configure trabalho externo. Todavia, devo ressaltar que o próprio artigo de lei menciona a seguinte expressão “de maneira preponderante ou não”, o que poderia causar confusão no(a) candidato(a).
GABARITO DA PROFESSORA: ALTERNATIVA “D”.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GAB: D
Art. 75-B. Considera-se teletrabalho ou trabalho remoto a prestação de serviços fora das dependências do empregador, de maneira preponderante ou não, com a utilização de tecnologias de informação e de comunicação, que, por sua natureza, não configure trabalho externo.
§ 1º O comparecimento, ainda que de modo habitual, às dependências do empregador para a realização de atividades específicas que exijam a presença do empregado no estabelecimento não descaracteriza o regime de teletrabalho ou trabalho remoto.
Art. 75-F. Os empregadores deverão dar prioridade aos empregados com deficiência e aos empregados com filhos ou criança sob guarda judicial até 4 (quatro) anos de idade na alocação em vagas para atividades que possam ser efetuadas por meio do teletrabalho ou trabalho remoto.
O teletrabalho é a modalidade de trabalho prevista nos arts. 75-A a 75-E da CLT.
Caracteriza-se teletrabalho ou trabalho remoto o trabalho desenvolvido pelo empregado fora das dependências da empresa, com uso de ferramentas de tecnologia da informação e comunicação.
Teletrabalho não se confunde com trabalho externo.
O comparecimento do empregado às dependências da empresa, para realização de atividade específica, mesmo quando habitual, não descaracteriza o teletrabalho.
https://www.twitch.tv/direitodescomplicado
A letra D é a menos errada, pois o artigo 75-B fala que a maneira é preponderantemente ou NÃO, conforme abaixo:
Art. 75-B. Considera-se teletrabalho ou trabalho remoto a prestação de serviços fora das dependências do empregador, de maneira preponderante ou não, com a utilização de tecnologias de informação e de comunicação, que, por sua natureza, não configure trabalho externo.
D
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo