Um empregado alegou que seu empregador não cumpriu as obrig...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2299184 Direito do Trabalho
Um empregado alegou que seu empregador não cumpriu as obrigações contratuais, o que motivou seu desejo de rescindir o contrato de trabalho e pleitear indenização. De acordo com o art. 483, da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que lista as hipóteses em que um empregado pode considerar rescindido o contrato, assinale, dentre as alternativas abaixo, a que representa uma situação válida para essa rescisão:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O enunciado dispõe que um empregado alegou que seu empregador não cumpriu as obrigações contratuais, o que motivou seu desejo de rescindir o contrato de trabalho e pleitear indenização. 

Assim, em atenção ao art. 483 da CLT, a alternativa correta deve ser assinalada.

A) INCORRETA. De acordo com o §3° do art. 483 da CLT, apenas nas hipóteses das letras "d" e "g", ou seja, não cumprir o empregador as obrigações do contrato ou o empregador reduzir o seu trabalho, sendo este por peça ou tarefa, de forma a afetar sensivelmente a importância dos salários, poderá o empregado pleitear a rescisão de seu contrato de trabalho e o pagamento das respectivas indenizações, permanecendo ou não no serviço até final decisão do processo.  

B) CORRETA. Em atenção ao teor do §3° do art. 483 da CLT, apenas nas hipóteses das letras "d" e "g", ou seja, não cumprir o empregador as obrigações do contrato ou o empregador reduzir o seu trabalho, sendo este por peça ou tarefa, de forma a afetar sensivelmente a importância dos salários, poderá o empregado pleitear a rescisão de seu contrato de trabalho e o pagamento das respectivas indenizações, permanecendo ou não no serviço até final decisão do processo. 

C) INCORRETA. Consoante dispõe o §3° do art. 483 da CLT, reitero o comentário exposto na alternativa A.  

D) INCORRETA. De acordo com o §3° do art. 483 da CLT, reitero o comentário exposto na alternativa A.  

GABARITO DA PROFESSORA: ALTERNATIVA “B”.





Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Art. 483 - O empregado poderá considerar rescindido o contrato e pleitear a devida indenização quando:

a) forem exigidos serviços superiores às suas forças, defesos por lei, contrários aos bons costumes, ou alheios ao contrato;

b) for tratado pelo empregador ou por seus superiores hierárquicos com rigor excessivo;

c) correr perigo manifesto de mal considerável;

d) não cumprir o empregador as obrigações do contrato;

e) praticar o empregador ou seus prepostos, contra ele ou pessoas de sua família, ato lesivo da honra e boa fama;

f) o empregador ou seus prepostos ofenderem-no fisicamente, salvo em caso de legítima defesa, própria ou de outrem;

g) o empregador reduzir o seu trabalho, sendo este por peça ou tarefa, de forma a afetar sensivelmente a importância dos salários.

§ 1º - O empregado poderá suspender a prestação dos serviços ou rescindir o contrato, quando tiver de desempenhar obrigações legais, incompatíveis com a continuação do serviço.

§ 2º - No caso de morte do empregador constituído em empresa individual, é facultado ao empregado rescindir o contrato de trabalho.

§ 3º - Nas hipóteses das letras "d" e "g", poderá o empregado pleitear a rescisão de seu contrato de trabalho e o pagamento das respectivas indenizações, permanecendo ou não no serviço até final decisão do processo.

Alinea G do art.483

Mal elaborada. Não é a redução de qualquer trabalho, mas aquele em que se paga por produção.

AFT

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo