Segundo a abordagem das “três idades”, os documentos passam...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Ciclo Vital Arquivístico - Teoria das Três Idades
O Ciclo Vital Arquivístico é um conceito fundamental na arquivologia que descreve o percurso dos documentos através de três fases distintas:
1ª Idade - Arquivos Correntes: Nesta fase, os documentos estão ativos e são frequentemente acessados para consultas e pesquisas. Eles são considerados atuais e em curso.
2ª Idade - Arquivos Intermediários ou Temporários: Após saírem da fase corrente, os documentos transitam para a etapa intermediária. Mesmo não sendo tão frequentemente consultados, ainda podem ser necessários para os órgãos que os produziram.
3ª Idade - Arquivos Permanentes: Finalmente, os documentos chegam à terceira e última fase, onde já cumpriram as finalidades de sua criação. Entretanto, são preservados pelo seu valor probatório e informativo, podendo ter importância histórica, científica ou cultural e estar disponíveis para consulta por terceiros.
É importante notar que um documento não é obrigado a passar por todas as fases. Ele pode transitar diretamente da 1ª Idade para a 3ª Idade, sem necessariamente passar pela 2ª Idade.
Quando um arquivo corrente deixa de ser frequentemente acessado, ele pode ser submetido a duas ações distintas:
- Transferência: O documento é movido para o arquivo intermediário.
- Recolhimento: O documento é enviado para o arquivo permanente, ou, em casos específicos, pode ser destinado à eliminação.
Gabarito: Letra C
"O melhor está por vir!"
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
2° Idade (arq. intermediário ou temporário) - conjunto de documentos oriundos de arquivos correntes e que ainda podem ser consultados pelos órgãos que o produziram.
3° Idade (arq. permanente) - são conjuntos de documentos que já cumpriram suas finalidades de criação, podem ter valor histórico, científico ou cultural, e também poderão vir a ser consultados por terceiros, sua preservação se dá por força das informações nele contidas, como fonte de pesquisa para a história ou memória da instituição.
Vale salientar que o documento não tem a obrigatoriedade de passar pelas três fases, pois ele pode "sair" da 1° FASE/IDADE e ir direto para a 3°FASE/IDADE, desta forma temos:
Os arquivos correntes podem: - aguardar a TRANSFERÊNCIA para o arquivo intermediário ou o RECOLHIMENTO para o arquivo permanente ou à eliminação.(percebam que são nomes diferentes).
Gab. C
"O melhor está por vir"!
Arquivo Permanente: Conjuntos de documentos de valor histórico, probatório e informativo que devem ser definitivamente preservados pela instituição.
.
Pra agregar conhecimento!
.
Valor Secundário: Refere-se ao valor atribuído aos documentos em função do interesse que eles possam ter para fins diferentes daqueles para os quais foram originariamente produzidos. Os documentos com valor secundário são considerados importantes fontes de informações para pesquisadores em geral e para a própria entidade produtora.
OBS: Característico da Fase Permanente
.
Vale ressaltar que a questão pede a FASE, não o VALOR.
permanente.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo