Silvio, ocupante de cargo em comissão, nunca assumiu cargo ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q796025 Direito Administrativo
Silvio, ocupante de cargo em comissão, nunca assumiu cargo efetivo na administração pública direta, autárquica ou fundacional. Logo, de acordo com a Lei nº 8.112/90, Silvio:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Entendendo o Plano de Seguridade Social conforme a Lei nº 8.112/90:

O servidor que ocupa cargo em comissão, sem ter vínculo efetivo com a administração pública (direta, autárquica ou fundacional), enfrenta algumas limitações no que diz respeito aos benefícios do Plano de Seguridade Social. De acordo com a legislação em vigor, esse servidor não tem direito à maioria dos benefícios oferecidos pelo Plano.

Contudo, há uma exceção importante: mesmo sem um cargo efetivo, o servidor em comissão tem direito à assistência à saúde. Isso significa que, apesar das restrições, a saúde do servidor e de sua família continua sendo assistida pelo Plano.

Portanto, é fundamental que o servidor em comissão esteja ciente de seus direitos e das especificidades de sua posição, garantindo o acesso aos benefícios aos quais ainda é elegível.

Gabarito da questão: Letra C

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Sílvio só terá direito à assistência à saúde 

Letra C

Art. 183.  A União manterá Plano de Seguridade Social para o servidor e sua família.

§ 1º O servidor ocupante de cargo em comissão que não seja, simultaneamente, ocupante de cargo ou emprego efetivo na administração pública direta, autárquica e fundacional não terá direito aos benefícios do Plano de Seguridade Social, com exceção da assistência à saúde.  

 § 1o O servidor ocupante de cargo em comissão que não seja, simultaneamente, ocupante de cargo ou emprego efetivo na administração pública direta, autárquica e fundacional não terá direito aos benefícios do Plano de Seguridade Social, com exceção da assistência à saúde.           

Só desabafo: a assistência à saúde promovida pelo pode público deve ser apenas o SUS. Qualquer coisa diferente disso é incoerência do Estado.

Exemplo

 

João é nomeado para cargo em comissão na UFRJ. Caso João não seja servidor estatutário ou empregado público celetista, ele não terá direito aos benefícios do PSS, com exceção da assistência à saúde

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo