“É fácil de constatar que as ideias, as opiniões, as atitude...
Texto
A formação da cidadania
Em todas as manifestações de caráter social, político e econômico, da mais inconsequente opção (pessoal) às mais sérias decisões do governo, o ser humano é guiado por dois comportamentos básicos: pensar e agir, de acordo com os conhecimentos disponíveis. (....)
A interação contínua entre pensamento e ação permite ao homem tomar decisões, tanto as de natureza particular – como a escolha de um curso ou profissão ou a compra de um par de sapatos -, quanto as que terão consequências coletivas, como a eleição de governantes ou a participação em manifestações públicas. Portanto, de modo geral, as decisões não são arbitrárias. Não importa o grau de consciência política que o indivíduo possui, ou a massa de conhecimentos de que ele dispõe sobre uma questão: há sempre uma dose de reflexão em cada um dos seus atos.
É fácil de constatar que as ideias, as opiniões, as atitudes e as ações não seguem um esquema simples, mecanicista e uniforme, pois as diferentes preocupações que atormentam o homem se embaralham e se cruzam a cada instante e às vezes se chocam. É como se todas as provas automobilísticas do mundo fossem disputadas ao mesmo tempo no mesmo autódromo.
A formação do cidadão consiste em capacitá-lo a pôr ordem nesse processo, que se desenvolve ao seu redor mas sempre explode dentro dele. A principal contribuição formativa da educação é a de atuar sobre esse mecanismo mental decisório e ajustá-lo o mais corretamente possível, equilibrando os conhecimentos, as habilidades e as atitudes segundo padrões éticos, morais e outros, válidos para todos ou para a maioria das pessoas.
Não existe um método infalível para que alguém possa chegar, sempre, às melhores decisões sobre todas as coisas, mas pode-se melhorar a capacidade de raciocínio com a prática, o estudo, a crítica, a reflexão. O grande objetivo, que mais parece um ideal inatingível, é conseguir que cada indivíduo se torne autônomo, isto é, que seja capaz de decidir por si mesmo, não se sujeitando à interferências ou pressões externas. É o caminho que levará à formação de cidadãos conscientes.
(Martinez, Paulo. Direitos de cidadania – um lugar ao sol.)
“É fácil de constatar que as ideias, as opiniões, as atitudes e as ações não seguem um esquema simples, mecanicista e uniforme, pois as diferentes preocupações que atormentam o homem se embaralham e se cruzam a cada instante e às vezes se chocam”.
Sobre os componentes desse segmento do texto, é correto afirmar que:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (8)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a Alternativa A.
Vamos entender o porquê dessa alternativa ser a correta e as razões das outras estarem incorretas.
Alternativa A: "Não há necessidade do emprego da preposição de após 'é fácil'."
Esta alternativa está correta porque, no contexto da frase "É fácil de constatar que as ideias, as opiniões, as atitudes e as ações...", a preposição de é realmente opcional. No entanto, seu uso é comum em estruturas como essa, especialmente na língua falada. Portanto, gramaticalmente, a frase “É fácil constatar” também estaria correta.
Alternativa B: "Os três empregos do pronome se possuem valores diferentes."
Esta alternativa está incorreta. No trecho fornecido, os pronomes se têm funções similares, atuando como partícula apassivadora ou índice de indeterminação do sujeito. Portanto, não apresentam valores diferentes.
Alternativa C: "O pronome que apresenta 'ideias, opiniões, atitudes, ações' como antecedentes."
Esta alternativa está incorreta. O pronome que refere-se a "esquema simples, mecanicista e uniforme" e não a "ideias, opiniões, atitudes e ações". Portanto, a relação de antecedência está equivocada.
Alternativa D: "Os sujeitos de embaralham e cruzam são diferentes."
Esta alternativa está incorreta. Os sujeitos de “embaralham” e “cruzam” são, na verdade, os mesmos: “as diferentes preocupações que atormentam o homem”. Portanto, a premissa de sujeitos diferentes está errada.
Alternativa E: "Simples e uniforme são sinônimos."
Esta alternativa está incorreta. Embora possam ter significados próximos em alguns contextos, simples e uniforme não são sinônimos perfeitos. “Simples” refere-se a algo sem complicações, enquanto “uniforme” indica algo sem variações. No contexto da frase, as palavras são utilizadas para transmitir ideias diferentes.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A preposição DE é facultativa ao introduzir uma oração: (1) completiva nominal ou (2) objetiva indireta. Vale dizer que depois de adjetivos como certo/seguro/ansioso ou substantivos como esperança/receio/medo (no caso 1), ou de verbos transitivos indiretos que regem a preposição DE, como duvidar/lembrar/convencer-se (no caso 2), muitas vezes a preposição DE é omitida, especialmente na linguagem falada.
É chamada de elipse preposicional.
FONTE: http://www.linguabrasil.com.br/nao-tropece-detail.php?id=142
Não entendi..constatar não é um verbo transitivo direto? Qdo inverti a ordem da frase achei q pedia a preposição " Que as ideias, as opiniões, as atitudes e as ações não seguem um esquema simples, mecanicista e uniforme é fácil de constatar ( = é de fácil constatação)."
É de fácil constatação é diferente de é fácil de constatar, o verbo constatar é de fato transitivo dreto, tanto isso é verdade q se retirássemos a preposição de , continua mantendo o sentido, pois o"de" funciona como partícula expletiva ou de realce.
GABARITO A
Na alternativa C, o "que" não é pronome e sim CONJUNÇÃO INTEGRANTE que pode ser substituída por ISSO.
Bons estudos
Bizu: substitua a oração iniciada pela conjunção por isso.
Se for possível, trata-se de uma conjunção integrante.
GABARITO: A
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo