Considere solos, em geral, moderados a fortemente ácidos, n...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2018 Banca: FEPESE Órgão: CELESC Prova: FEPESE - 2018 - CELESC - Engenheiro Ambiental |
Q901737 Engenharia Ambiental e Sanitária
Considere solos, em geral, moderados a fortemente ácidos, normalmente com saturação por bases baixa (distróficos), podendo ocorrer altos teores de alumínio extraível. A textura é predominantemente arenosa, sendo menos comumente a textura média e raramente argilosa. São muito encontrados na Amazônia Ocidental, Centro-Sul de Roraima e em algumas regiões litorâneas, principalmente nos Estados de Alagoas, Sergipe, Bahia, Espírito Santo e Rio Grande do Sul.
Tais solos são chamados:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO LETRA E

Espodossolos: São solos, em geral, moderada a fortemente ácidos, normalmente com saturação por bases baixa (distróficos), podendo ocorrer altos teores de alumínio extraível. A textura é predominantemente arenosa, sendo menos comumente textura média e raramente argilosa (tendente para média ou siltosa) no horizonte B espódico.

http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/solos_tropicais/arvore/CONTAG01_9_2212200611539.html

Chernossolo - é um tipo de solo mineral, caracterizado pela cor escura, argila de alta atividade e alta saturação de bases. está entre as classes de solos mais férteis e agricultáveis.

Cambissolos - são solos constituidos por material mineral com horizonte A ou hístico com espessura insuficienete para a classe dos Organossolos, seguido de horizonte B incipiente subjacente, satisfazendo os qrequisitos: a B incipiente não coincidente com horizonte glei até 50 cm de profundidade.

Luvissolos - são solos constituídos por material mineral, apresentando horizonte B textural com argila de atividade alta e alta saturação por bases, imediatamente abaixo de qualquer tipo de horizonte A, exceto A chernozêmico, ou sob horizonte E......(EMBRAPA)

Os Espodossolos são, em geral, de moderado a fortemente ácidos, normalmente com baixa saturação por bases (distróficos), podendo apresentar altos teores de alumínio extraível. A textura é predominantemente arenosa e raramente argilosa (tendente para média ou siltosa) no horizonte B espódico.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo