Os documentos públicos são identificados como correntes, int...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a alternativa C.
Vamos entender o porquê:
Os documentos públicos são classificados em três estágios principais: correntes, intermediários e permanentes. Cada um desses estágios tem características específicas que determinam a maneira como os documentos são geridos e preservados.
Documentos Correntes: São aqueles em curso ou que, mesmo sem movimentação, constituem objeto de consultas freqüentes. Eles estão ativos e são necessários para a execução das atividades diárias da organização. Por isso, a alternativa A descreve corretamente os documentos correntes, e não os permanentes.
Documentos Intermediários: São aqueles que não são mais necessários para as atividades cotidianas da organização, mas ainda não possuem valor histórico ou probatório para serem considerados permanentes. Eles aguardam a eliminação ou o recolhimento para guarda permanente. A alternativa B descreve corretamente os documentos intermediários.
Documentos Permanentes: São aqueles que possuem valor histórico, probatório e informativo, e devem ser definitivamente preservados por seu valor permanente para a memória institucional e coletiva. Esses documentos são de importância duradoura, razão pela qual a alternativa C está correta.
Alternativa D: A explicação de que os documentos "aguardam aprovação para serem eliminados" é uma característica dos documentos intermediários. Portanto, essa descrição não se aplica aos documentos permanentes.
Portanto, a alternativa correta é a C, que indica que os documentos permanentes são aqueles de valor histórico, probatório e informativo que devem ser definitivamente preservados.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Lei 8159/91 art. 7º § 3º - Consideram-se permanentes os conjuntos de documentos de valor histórico, probatório e informativo que devem ser definitivamente preservados.
§ 1º - Consideram-se documentos correntes aqueles em curso ou que, mesmo sem movimentação, constituam objeto de consultas freqüentes.
§ 2º - Consideram-se documentos intermediários aqueles que, não sendo de uso corrente nos órgãos produtores, por razões de interesse administrativo, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
§ 3º - Consideram-se permanentes os conjuntos de documentos de valor histórico, probatório e informativo que devem ser definitivamente preservados.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo