A avaliação somativa (como os exames finais) também pode e ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2202513 Pedagogia
A avaliação somativa (como os exames finais) também pode e deve cumprir finalidades da avaliação formativa, mas em outro nível. Para os alunos, é tarde demais, mas não para o professor e para a instituição, que podem e devem utilizar esses dados (por exemplo, número de reprovações) para avaliar o processo e tomar decisões que ajudem a melhorá-lo. Em alguns países e em boas universidades, a tendência emergente no que diz respeito à avaliação é levar em conta os resultados finais dos alunos, no nível institucional, para tomar decisões (de política educacional, de formação de professorado, de inovações metodológicas) que contribuam para a melhoria da qualidade do ensino. (MORALES, 2003, p. 46) (Por: Édina Souza de Melo e Wagner Gonçalves Bastos.)
420ppdf) ttp://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1420/1420.pdf)
Nessa perspectiva, marque a alternativa correta:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: D

A questão trata da avaliação somativa, que é uma forma de avaliação que ocorre ao final de um determinado período de ensino, seja ele um curso completo, um semestre letivo ou uma unidade de estudo específica. Seu principal objetivo é determinar o nível de aprendizado dos alunos com base em um padrão de desempenho estabelecido. Isso é frequentemente expresso em termos de notas ou classificação.

Ao explorar a função da avaliação somativa, podemos entender que mesmo sendo aplicada ao final de um processo educativo, ela oferece insights importantes que podem ser utilizados para melhorar os processos e práticas de ensino. Os dados obtidos por meio da avaliação somativa, como taxas de aprovação e reprovação, fornecem informações valiosas para o planejamento educacional e a formação docente, contribuindo assim para a qualidade do ensino.

A alternativa D está correta porque reflete adequadamente o conceito de avaliação somativa, destacando sua função de classificação dos alunos de acordo com os níveis de aproveitamento atingidos. Ela não se destina a intervir durante o processo de ensino-aprendizagem, mas sim a sumarizar os resultados após sua conclusão, diferenciando-se, portanto, da avaliação formativa, que é contínua e tem o objetivo de orientar o progresso dos estudantes ao longo do curso.

As demais alternativas não apresentam uma descrição correta da avaliação somativa:

  • A alternativa A descreve mais adequadamente a avaliação formativa, que é contínua e tem o intuito de moldar o processo de ensino.
  • A alternativa B apresenta uma visão restrita da avaliação somativa, implicando que ela serve apenas para premiar o aluno, desconsiderando seu potencial de fornecer feedback para melhorias institucionais.
  • A alternativa C confunde ao sugerir que a avaliação somativa é um desdobramento de todas as outras, dando ênfase à avaliação diagnóstica, quando na verdade ela tem uma função específica e é independente das demais formas de avaliação.
  • A alternativa E parece confundir o propósito da avaliação somativa com sugestões de ação, o que é mais típico da avaliação formativa.

Entender as diferentes funções das avaliações somativas e formativas é fundamental para aprimorar as práticas pedagógicas e garantir uma abordagem mais eficaz no processo de ensino e aprendizagem.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A avaliação somativa, realizada ao final de um curso, período letivo ou unidade de ensino, consiste em classificar os alunos de acordo com os níveis de aproveitamento.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo