A avaliação da compreensão do princípio alfabético do siste...
Analise os seguintes comportamentos relacionados ao processo de aquisição de escrita da criança.
I. Produção de rabisco indicando não reconhecer os sinais próprios da escrita alfabética.
II. Escrita de letras indicando que a escrita é produzida por sinais convencionais.
III. Escrita de muitas letras para palavras que representam objetos grandes e poucas letras para os pequenos.
IV. Escrita utilizando critérios ligados à quantidade e à variedade de letras (não usa, por exemplo, apenas uma letra para representar uma palavra e não representa uma palavra sem variar o tipo de letra, por exemplo, AAAA).
V. Escrita de uma letra para cada sílaba, estabelecendo ou não correspondências entre sons da fala e letras convencionais (por exemplo, a palavra CAVALO é grafada com três letras, porque tem três sílabas: CVL, quando a criança estabelece correspondências entre grafemas e fonemas presentes na sílaba, ou BTA, quando não estabelece).
VI. Escrita de uma letra para cada fonema, demonstrando conhecer o princípio alfabético do sistema de escrita.
São elementos que devem ser considerados segundo Batista,
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (0)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: D - I, II, III, IV, V e VI.
Esta questão aborda um tema central na Pedagogia e na Avaliação Educacional: o processo de aquisição da linguagem escrita pelas crianças. O enunciado menciona o trabalho de Batista et al (2005), que destaca a importância de analisar a escrita das crianças considerando os sinais gráficos usados e o tipo de correspondência entre fala e escrita que a criança estabelece.
Para compreender a questão, é essencial conhecer as diferentes hipóteses conceituais pelas quais as crianças passam à medida que aprendem a escrever:
- Rabiscos (I): Representam uma fase preliminar, onde a criança ainda não reconhece os símbolos da escrita alfabética.
- Uso de Letras (II): Indica que a criança compreende que a escrita se dá por meio de sinais convencionais.
- Quantidade de Letras (III): Mostra a hipótese de que a criança relaciona o tamanho do objeto ao número de letras.
- Critérios de Quantidade e Variedade (IV): Revela um avanço no entendimento de que palavras são formadas por uma quantidade e variedade de letras.
- Uma Letra por Sílaba (V): A criança começa a estabelecer correspondências entre as sílabas e as letras, mesmo que essa correspondência ainda não seja foneticamente precisa.
- Uma Letra por Fonema (VI): Demonstra um conhecimento do princípio alfabético, onde cada fonema é representado por uma letra específica.
Segundo Batista et al (2005), todas essas características são importantes e devem ser consideradas na análise da escrita dos alunos. Portanto, a alternativa D é a correta pois inclui todos os itens mencionados, de I a VI, que representam etapas e conceitos relevantes no processo de aquisição da escrita pela criança.
Para resolver essa questão, o conhecimento necessário envolve a compreensão das teorias de aquisição da linguagem escrita e o reconhecimento das várias fases pelas quais as crianças passam nesse processo. É preciso também estar familiarizado com a ideia de que a escrita infantil deve ser analisada de uma maneira mais abrangente e reflexiva, levando em conta não apenas o produto final, mas também o desenvolvimento cognitivo e conceitual por trás dele.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo