Lavouras comerciais de trigo (Triticum aestivum) são importa...
( ) Para otimizar seu potencial de rendimento recomenda-se aplicar os redutores de crescimento em cultivares suscetíveis ao acamamento, que deve ser realizado entre a semeadura ao afilhamento.
( ) O controle de infestantes como azevém, aveias e folhas largas deve ser realizado entre o alongamento de colmo e o florescimento.
( ) Para o controle do nanismo amarelo da cevada (VNAC), o agricultor pode utilizar fungicidas a base de triazóis ou estrubilurinas.
( ) Para o controle das giberela (Gibberella zeae) é recomendado a rotação de culturas, tratamento de sementes e fungicida na fase de floração e espigamento.
( ) Percevejos são pragas secundárias e não necessitam de monitoramento nas lavouras.
( ) O período de semeadura do trigo em Santa Catarina varia devido ao mesoclima de cada região, sendo que o agricultor deve utilizar os mapas agroclimáticos para proceder com a melhor época de semeadura em sua região.
A sequência correta de cima para baixo é:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Vamos lá , a questao aprofundou e muito nos conhecimentos tecnicos do trigo
1 - F , a aplicação deve ser feita na fase de elongação da cultura, com o primeiro nó visível e o segundo perceptível.
2- F , a cultura do trigo deve permanecer livre de competição no primeiro terço de seu desenvolvimento
3 -F , Uma das medidas mais importantes para o controle de doenças causadas por vírus é a resistência genética e/ou tolerância a infecção viral. No caso de vírus transmitidos por organismos vetores (ácaros, nematoides, insetos) pode-se empregar também a resistência ao vetor. ---- > USAR INSETICIDAS E NAO FUNGICIDAS , E TBM SERIA LOGICO, SE A PLANTA ESTÁ COM VIROSE, O FUNGICIDA NAO TEM EFEITO , NAO É !
4 Verdadeiro
5 - F , os principais insetos-praga que atacam a cultura do trigo entre eles estao o percevejo-verde (Nezara viridula), o percevejo-do-trigo (Thyanta perditor – Pentatomidae) e o percevejo-raspador, percevejo-do-capim ou percequito (Collaria scenica – Miridae).
6- V.
Fonte: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/144769/1/ID43609-2016LVTrigo.pdf
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo