As Instituições de Ensino são estruturas sociais voltadas p...
(MENEZES, Ebenezer Takuno de. Verbete instituições de ensino. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001.) - (Disponível em < https://www.educabrasil.com.br/instituicoes-de-ensino/ >. Acesso em 12 mai 2023.)
Nesse contexto, tem-se que:
I-O ensino é livre à iniciativa privada, atendidas determinadas condições, como o "cumprimento das normas gerais da educação nacional e do respectivo sistema de ensino" e a "autorização de funcionamento e avaliação de qualidade pelo Poder Público".
II-A LDB delimita a natureza das instituições de ensino ao classificá-las em duas categorias administrativas: as públicas, "assim entendidas as criadas ou incorporadas, mantidas e administradas pelo Poder Público" e as privadas, que constituem as "mantidas e administradas por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado".
III-As instituições privadas se enquadram em "particulares em sentido amplo, lato, raramente estrito", comunitárias, confessionais e filantrópicas.
IV-A LDB orienta para a "capacidade de autofinanciamento" da iniciativa privada, assegurando o princípio da "gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais". Ao mesmo tempo, definiu que os recursos públicos seriam "destinados à escola pública, podendo ser dirigidos a escolas comunitárias, confessionais e filantrópicas" em forma de bolsa, em casos especiais, como insuficiência de recursos e falta de vagas ou cursos regulares na rede pública.
É correto o que se afirma em:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (29)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: A - I, II e IV, apenas.
A questão aborda o tema da coexistência e das características das instituições de ensino públicas e privadas no sistema educacional brasileiro, conforme estabelecido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de 1996. Para resolver essa questão, é essencial que o aluno tenha conhecimento sobre os artigos da LDB que tratam da organização do ensino no país, em especial as definições e normativas para instituições públicas e privadas.
O item I está correto porque reflete a permissão dada pela LDB para a livre iniciativa no campo da educação privada, desde que se cumpram as normas gerais estabelecidas em lei e que haja autorização e avaliação periódica do Poder Público. Isso está previsto no artigo 20 e seguintes, os quais detalham as condições para o funcionamento das instituições privadas.
O item II está correto e fala sobre a classificação das instituições de ensino em públicas e privadas. A LDB, em seu artigo 19, de fato, faz essa distinção de maneira clara, apontando que as primeiras são mantidas pelo Poder Público e as segundas por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado.
O item III está incorreto, pois a LDB não utiliza a expressão "particulares em sentido amplo, lato, raramente estrito". Contudo, a LDB realmente reconhece a existência de instituições privadas de diferentes naturezas, como as comunitárias, confessionais e filantrópicas, conforme está no artigo 20.
O item IV está correto e se refere à capacidade de autofinanciamento que é esperada das instituições privadas de ensino, assim como a gratuidade do ensino público. A LDB também estabelece em seu artigo 213 que os recursos públicos devem ser direcionados prioritariamente para o ensino público, mas podem ser aplicados em bolsas de estudo para escolas comunitárias, confessionais ou filantrópicas, desde que atendam a determinadas condições legais, como a comprovação de insuficiência de recursos do aluno ou da família e a inexistência de vaga ou curso na rede pública.
Portanto, a alternativa A é a correta, pois os itens I, II e IV estão de acordo com os princípios e normas estabelecidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Na verdade a resposta está no art. 213 da CF/88.
Categorias administrativas segundo a ldb são três: públicas, privadas e comunitarias. Cabe recurso nessa questão. As privadas e comunitárias podem ser filantropicas ou/e confessionais. Segue o artigo:
Art. 19. As instituições de ensino dos diferentes níveis classificam-se nas seguintes categorias administrativas:
I - públicas, assim entendidas as criadas ou incorporadas, mantidas e administradas pelo Poder Público;
II - privadas, assim entendidas as mantidas e administradas por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado.
III - comunitárias, na forma da lei.
§ 1º As instituições de ensino a que se referem os incisos II e III do caput deste artigo podem qualificar-se como confessionais, atendidas a orientação confessional e a ideologia específicas.
§ 2º As instituições de ensino a que se referem os incisos II e III do caput deste artigo podem ser certificadas como filantrópicas, na forma da lei.
correto. deve ter sido anulada.
Questão esta correta e é descrita na LDB
Art. 77. Os recursos públicos serão destinados às escolas públicas, podendo ser dirigidos a escolas comunitárias, confessionais ou filantrópicas que:
§ 1º Os recursos de que trata este artigo poderão ser destinados a bolsas de estudo para a educação básica, na forma da lei, para os que demonstrarem insuficiência de recursos, quando houver falta de vagas e cursos regulares da rede pública de domicílio do educando, ficando o Poder Público obrigado a investir prioritariamente na expansão da sua rede local.
Minha interpretação acerca desta questão...
O erro da alternativa III, (...) As instituições privadas se enquadram em "particulares em sentido amplo, lato, raramente estrito", comunitárias, confessionais e filantrópicas.
Seguindo o artigo 19º da LDB, temos que as instituições de ensino de classificam em PUBLICAS, PRIVADAS E COMUNITÁRIAS, Para que a alternativa estivesse correta, precisaria indicar "as instituições PRIVADAS e COMUNITÁRIAS, podem qualificar-se como confessionais, atendidas a orientação e ideologia específica. Podem ser certificadas como filantrópicas. A alternativa menciona como se comunitárias fosse uma qualificação de instituição privadas ao invés de ser outra categoria também reconhecida na LDB.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo