Em relação ao texto e à gramática normativa da Língua Portu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1072748 Português

Leia o trecho inicial do conto “Muribeca” de Marcelino Freire e observe as duas imagens abaixo para responder a questão a seguir:


Lixo? Lixo serve pra tudo. A gente encontra a mobília da casa, cadeira pra pôr uns pregos e ajeitar, sentar. Lixo pra poder ter sofá, costurado, cama, colchão. Até televisão. É a vida da gente o lixão. E por que é que agora querem tirar ele da gente? O que é que eu vou dizer pras crianças? Que não tem mais brinquedo? Que acabou o calçado? Que não tem mais história, livro, desenho? E o meu marido, o que vai fazer? Nada? Como ele vai viver sem as garrafas, sem as latas, sem as caixas? Vai perambular pelas ruas, roubar pra comer? E o que eu vou cozinhar agora? Onde vou procurar tomate, alho, cebola? Com que dinheiro vou fazer sopa, vou fazer caldo, vou inventar farofa? Fale, fale. Explique o que é que a gente vai fazer da vida? O que a gente vai fazer da vida? Não pense que é fácil.

                                                                         Fonte: Armazém de Texto - Blogspot


                

Em relação ao texto e à gramática normativa da Língua Portuguesa, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. O sujeito da oração “É a vida da gente o lixão.” é simples e posposto.

II. Nesse trecho “E por que é que agora querem tirar ele da gente?” há um erro de colocação pronominal.

III. A oração destacada em negrito “Não pense que é fácil.” é classificada como Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta.

IV. “(...) vou fazer sopa, vou fazer caldo, vou inventar farofa?” as orações desse período são classificadas como Orações Coordenadas Sindéticas Aditivas.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

I. O sujeito da oração “É a vida da gente o lixão.” é simples e posposto.

Correto, Só perguntar ao verbo que é que é lixão? resposta a vida da gente, sujeito posposto ao verbo.

II. Nesse trecho “E por que é que agora querem tirar ele da gente?” há um erro de colocação pronominal.

Correto, pronome pessoal do caso reto não pode funcionar como objeto e sim como sujeito. O correto é tirá-lo e não tirar ele.

III. A oração destacada em negrito “Não pense que é fácil.” é classificada como Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta.

Correto, Não pense ISSO, a conjunção integrante que introduz oração subordinada substantiva objetiva direta.

IV. “(...) vou fazer sopa, vou fazer caldo, vou inventar farofa?” as orações desse período são classificadas como Orações Coordenadas Sindéticas Aditivas.

Errado, síndetos são conjunções que ligam orações coordenadas, como não temos conjunções dizemos que são coordenadas assindéticas.

GABARITO. C

GABARITO: LETRA C

I. O sujeito da oração ?É a vida da gente o lixão.? é simples e posposto. ? correto, o sujeito é o termo que grifei; ele é simples (um núcleo) e está posposto ao verbo (após), na ordem direta: O lixão é a vida da gente.

II. Nesse trecho ?E por que é que agora querem tirar ele da gente?? há um erro de colocação pronominal. ? acertei, mas o erro foi de uso e não de colocação; não se pode usar pronome pessoal do caso reto como objeto direto.

III. A oração destacada em negrito ?Não pense que é fácil.? é classificada como Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta. ? correto, pense alguma coisa (ISSO), o "que" é uma conjunção integrante e dá início a uma oração subordinada objetiva direta.

IV. ?(...) vou fazer sopa, vou fazer caldo, vou inventar farofa?? as orações desse período são classificadas como Orações Coordenadas Sindéticas Aditivas. ? incorreto, temos orações coordenadas assindéticas (sem síndeto ? conectivo).

? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

Gab. C

II. Nesse trecho “E por que é que agora querem tirar *ele* da gente?” há um erro de colocação pronominal.

Tirá-lo ficaria melhor.

I e III estão corretas, mas com não tem essa opção é o jeito incluir a II.

Na verdade não seria colocação pronominal, está no local certo, só não pode colocar o pronome pessoal como objeto e sim o P. oblíquo.

Gabarito: C

Oração subordinada substantiva Objetiva direta: Exerce a função de objeto direto do verbo da oração principal.

Esquema: VTD + QUE/SE

Exemplo: Quero que você seja meu marido.

A questão aborda o tema análise sintática e quer que achemos a alternativa sem desvio da norma.

I- Esse item afirma que o sujeito é simples e posposto ao verbo. Quando fala de sujeito simples quer dizer que tem um único núcleo e quando afirma que está posposto é que não está em sua ordem direta antes do verbo e sim após. Correta.

É a vida da gente o lixão.

II- Ao afirmar que existe um erro de colocação pronominal o item se torna correto, pois o pronome do caso reto não pode funcionar como objeto direto. Correta.

Uso adequado: tirá-lo

III- Tem-se uma conjunção integrante que inicia oração subordinada substantiva. O próximo passo é saber que ela é um complemento que completa o sentido de um verbo objetivo direto e o que de fato está correto.

Não pense que é fácil. Quem não pensa, não pensa algo.

Não pense ISSO ( a troca por ISSO é uma forma de reconhecer a conjunção integrante).

IV- O erro está em afirmar que existe oração coordenada sindética. Para isso acontecer é preciso existir conectivo. Incorreta.

Os itens I,II e III estão corretos.

GABARITO C

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo