Por força do princípio da legalidade, a administração públic...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2013 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: TC-DF Prova: CESPE - 2013 - TC-DF - Procurador |
Q314191 Direito Administrativo
Julgue os itens a seguir, a respeito de princípios da administração pública, agências reguladoras, atos administrativos, regime disciplinar, processo administrativo-disciplinar e controle no serviço público.
Por força do princípio da legalidade, a administração pública não está autorizada a reconhecer direitos contra si demandados quando estiverem ausentes seus pressupostos.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

ADMINISTRATIVO. PROCESSUAL CIVIL. AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO ESPECIAL. EX-COMBATENTE. PENSÃO. AÇÃO AJUIZADA APÓS 5 (CINCO) ANOS DO INDEFERIMENTO DO PEDIDO ADMINISTRATIVO. PRESCRIÇÃO DO PRÓPRIO FUNDO DE DIREITO. OCORRÊNCIA. PRECEDENTES DO STJ. SERVIÇO MILITAR PRESTADO EM ZONA DE GUERRA. NÃO PREENCHIMENTO DOS REQUISITOS LEGAIS. PRECEDENTE DO STJ. PRINCÍPIO DA LEGALIDADE. AGRAVO NÃO PROVIDO.
1. No ordenamento jurídico pátrio a imprescritibilidade é situação excepcional, que não prescinde de previsão expressa, uma vez que a prescritibilidade é a regra.
2. "A prescrição qüinqüenal das ações contra a Fazenda Pública atinge o próprio fundo de direito quando o ato da Administração negar a situação jurídica fundamental em que se embasa a pretensão judicialmente veiculada" (REsp 177.438?RN, Rel. Min. JORGE SCARTEZZINI, Quinta Turma, DJ 26?3?01).
3. Reconhecido pelas Instâncias ordinárias que os documentos colacionados aos autos apenas demonstram que o autor prestou serviço militar em Zona de Guerra, não há como inferir a participação deste do em operações bélicas.
4. É irrelevante se perquirir se a UNIÃO impugnou, ou não, todas as afirmações de fato deduzidas pelo autor, na medida em que não está a Administração, por força do princípio da legalidade, autorizada a reconhecer direitos contra si demandados quando ausentes seus pressupostos legais.
5. "Segundo o princípio da legalidade - art. 37, caput da Constituição Federal - a Administração está, em toda a sua atividade, adstrita aos ditames da lei, não podendo dar interpretação extensiva ou restritiva, se a norma assim não dispuser. Desta forma, a lei funciona como balizamento mínimo e máximo na atuação estatal" (REsp 603.010?PB, Rel. Min. GILSON DIPP, Quinta Turma, DJ 8?11?04).
6. Agravo regimental não provido. (AgRg no REsp 1231752 ? PR, Primeira Turma, Rel. Min. Arnaldo Esteves Lima, DJe 11?04?2011).
FONTE: http://www.nacionaldedireito.com.br/jurisprudencia/80925/processual-civil-e-administrativo-pens-o-especial-de-ex-combatente-viola-o-do-art-535-ii-do-c

De maneira mais simples é so lembrar que :  A Administração Pública so poderá fazer o que estiver previsto em lei... e o particular tudo o que a lei não proibe...
experimente trocar seu browser e a falha estará solucionada.
Virou moda agora o cespe copiar e colar trechos de decisões judiciais? Isso tudo é preguiça de elaborar uma questão?
Felipe, virou moda há muito tempo. Sempre falei que tanto o Cespe quanto a FCC copiam e colam, sendo que um copia dos informativos/jurisprudência e a outra copia da lei. 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo