No século XIX o Brasil enfrentou uma grande guerra que se i...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q411287 História
No século XIX o Brasil enfrentou uma grande guerra que se iniciou com a invasão do território brasileiro por tropas de um país vizinho com o qual, no presente, mantemos excelentes relações econômicas, políticas e culturais. Essa guerra também envolveu a Argentina e o Uruguai sendo, por esta razão, conhecida como a “Guerra da Tríplice Aliança”.

Assinale a alternativa que indica esse confito.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: C - Guerra contra o Paraguai

A Guerra da Tríplice Aliança, também conhecida como Guerra contra o Paraguai, foi o conflito que se iniciou com a invasão do território brasileiro por tropas paraguaias. Hoje, apesar desse passado conturbado, o Brasil mantém excelentes relações econômicas, políticas e culturais com o Paraguai.

É importante destacar que este conflito foi uma das guerras mais significativas da América do Sul, envolvendo não só o Brasil, mas também a Argentina e o Uruguai contra o Paraguai. O nome "Guerra da Tríplice Aliança" refere-se à aliança formada entre estas três nações.

As alternativas erradas são:

  • A - Guerra do Chaco. Este foi um conflito entre a Bolívia e o Paraguai no século XX.
  • B - Guerra contra Aguirre. Não corresponde ao conflito em questão.
  • D - Guerra contra Oribe e Rosas. Refere-se às disputas envolvendo líderes políticos uruguaios e argentinos no século XIX.
  • E - Revolução Farroupilha. Foi uma revolta que ocorreu no Rio Grande do Sul e não envolveu países vizinhos.

Ao estudar a história do Brasil e da América do Sul, é fundamental reconhecer a relevância da Guerra da Tríplice Aliança e compreender suas consequências para as relações internacionais contemporâneas entre os países envolvidos.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: letra C
Causas

Desde sua independência, os governantes paraguaios afastaram o país dos conflitos armados na região Platina. A política isolacionista paraguaia, porém, chegou ao fim com o governo do ditador Francisco Solano López.

Em 1864, o Brasil estava envolvido num conflito armado com o Uruguai. Havia organizado tropas, invadido e deposto o governo uruguaio do ditador Aguirre, que era líder do Partido Blanco e aliado de Solano López. O ditador paraguaio se opôs à invasão brasileira do Uruguai, porque contrariava seus interesses.

Como retaliação, o governo paraguaio aprisionou no porto de Assunção o navio brasileiro Marquês de Olinda, e em seguida atacou a cidade de Dourados, em Mato Grosso. Foi o estopim da guerra. Em maio de 1865, o Paraguai também fez várias incursões armadas em território argentino, com objetivo de conquistar o Rio Grande do Sul. Contra as pretensões do governo paraguaio, o Brasil, a Argentina e o Uruguai reagiram, firmando o acordo militar chamado de Tríplice Aliança.

http://www.sohistoria.com.br/ef2/guerraparaguai/

c) Guerra contra o Paraguai.

 

 

 

Maior conflito armado da América do Sul, a Guerra do Paraguai teve início em 13 de dezembro de 1864, e terminou somente com a morte do líder paraguaio Solano López, em 1º de março de 1870. O país mobilizou quase toda sua população para a guerra, onde enfrentou o exército da Tríplice Aliança, formada por Brasil, Uruguai e Argentina. A luta estendeu-se por anos, apesar da superioridade econômica e demográfica dos países aliados. Os motivos que levaram López a declarar guerra ao Brasil são controversos. No entanto, os estudiosos concordam que o conflito teve consequências que ainda não foram superadas pelo Paraguai. Além de perder parte de seu território, o país teve sua infraestrutura destruída e viu o extermínio da quase totalidade de sua população. 

 

 

FONTE: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/12/veja-cronologia-da-guerra-do-paraguai.html

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo