O terapeuta realizou sessões com Rui e seu irmão, que config...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q170225 Psicologia
Após um ano do processo de separação, um casal buscou
uma terapia familiar, preocupado com as conseqüências do
rompimento sobre seus filhos, Pedro e Rui. A mãe, bastante
deprimida, concedeu ao pai a guarda dos filhos, que passaram a
morar com ele, a madrasta e o filho dela, que tem a mesma idade
de Rui. Os pais receberam da escola a informação de que Rui
estava com dificuldades de acompanhar as aulas e, caso seu
desempenho não melhorasse, ele não teria condição de passar
para a próxima fase do ensino fundamental.

Em cada um dos itens a seguir, são apresentadas considerações
acerca da atuação do terapeuta familiar frente à situação
hipotética apresentada acima, seguida de uma assertiva a ser
julgada.

O terapeuta realizou sessões com Rui e seu irmão, que configuram o subsistema fraterno, para trabalhar os aspectos de rivalidade e apego e para verificar o apoio que podem prestar um ao outro nessa fase de reorganização familiar após a separação dos pais. Nessa situação, é correto afirmar que, segundo o modelo sistêmico, Rui é o representante circunstancial da disfunção no sistema familiar, e, sendo ele o único a apresentar transtornos, a causa dos seus conflitos intra-psíquicos tem origem no próprio indivíduo, não sendo, portanto, decorrentes de sua nova situação familiar.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta para a questão é a alternativa E - errado.

Vamos entender o porquê:

A questão apresentada aborda a atuação do terapeuta familiar dentro do modelo sistêmico. Esse modelo, também conhecido como abordagem sistêmica, é fundamental na psicologia jurídica e na terapia familiar, pois considera a família como um sistema complexo e interdependente.

No contexto da questão, Rui está enfrentando dificuldades escolares após a separação dos pais e a mudança na estrutura familiar. A assertiva sugere que Rui é o representante circunstancial da disfunção no sistema familiar e que seus problemas são exclusivamente de origem intra-psíquica, ou seja, dentro dele mesmo, sem relação com a sua nova situação familiar.

Para a abordagem sistêmica, essa visão é incorreta. Vamos entender por quê:

1. Modelo Sistêmico: Segundo esse modelo, os problemas individuais são vistos como reflexos de disfunções ou desequilíbrios no sistema familiar. A família é tratada como um todo integrado, onde cada membro influencia e é influenciado pelos outros.

2. Subsistema Fraterno: O terapeuta trabalha com Rui e seu irmão como um subsistema dentro da família. Isso implica que o terapeuta está ciente das interações e dinâmicas entre os irmãos, e como essas podem afetar o comportamento e o bem-estar de cada um.

3. Disfunção no Sistema Familiar: A assertiva incorretamente atribui a origem dos problemas de Rui a fatores exclusivamente internos. No modelo sistêmico, tal visão é limitada. Os problemas de Rui podem ser sintomas de um desequilíbrio no sistema familiar decorrente da separação dos pais e da nova configuração familiar.

Portanto, a opção correta é E - errado, pois a assertiva não está alinhada com os princípios do modelo sistêmico, que considera o impacto da dinâmica familiar sobre o comportamento individual.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo