Considere: I. O BDI é um atributo singular e condicion...
I. O BDI é um atributo singular e condicionado do construtor, para satisfazer às suas necessidades organizacionais, às exigências de habilitação do contratante e à compulsoriedade da política tributária e fiscal do governo.
II. O BDI é formado por compartimentos como o concorrencial, característico do construtor, sendo representado pela taxa de administração central.
III. Qualquer alteração nas obrigações e responsabilidades contratuais, destacando-se prazos, valores no orçamento e quantitativos, impactam o BDI.
Está correto o que consta em
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Definição de BDI
O BDI é um atributo singular e condicionado do construtor para satisfazer às suas necessidades organizacionais, às exigências de habilitação do contratante e à compulsoriedade da política tributária e fiscal do governo. O BDI é vinculado a um dimensionamento da obra. Qualquer alteração nas obrigações e responsabilidades contratuais, destacando-se prazos, valores no orçamento e quantitativos impactam o BDI. A PINI define a estruturação do BDI de acordo com quatro compartimentos:
Conjuntura tributária
Competitividade empresarial
Gestão centralizada
Exigências do contrato
Alguém poderia me explicar como a alteração no quantitativo de um item no orçamento afeta o BDI?
Desde já agradeço
O BDI é uma taxa que é aplicado ao custo direto para obtermos o preço final/venda, PV (este é definido por uma equação que envolve a somatória de todos os custos, impostos, taxas, lucro, etc).
Alteração no quantitativo muda o custo direto (em alguns casos o custo indireto).
Assim, pela equação abaixo, podemos perceber que o custo direto (CD) impacta no BDI
PV = 1+ BDI
CD
*A explicação mais simples é essa, mas tem uma outra formula do BDI que envolvem outros parâmetros como tributos, margem de contribuição, etc...Veja detalhes em: http://engenheirodecustos.com.br/formula-bdi/
Colega, imagino que tenha cometido o mesmo equivoco que a banca. Essa fórmula diz respeito à aplicação do BDI sobre o CD para a definição do PV. Para se calcular o BDI não é preciso saber qual o custo direto, vide http://infraestruturaurbana.pini.com.br/solucoes-tecnicas/16/a-equacao-do-bdi-as-polemicas-das-formulas-de-260589-1.aspx
Sugiro ler o livro "Orçamento na Construção Civil - Maçahico Tisaka".
Poise Bulldog, o cálculo BDI é um assunto bem polêmico para muitos (inclusive para mim) e até mesmo para os orçamentistas.
Perceba que a polêmica fica nítida também pelo comentário do autor do link que você enviou. Ele já começa dizendo "Inexiste norma técnica ou legal que discipline a fórmula de cálculo do Benefícios e Despesas Indiretas (BDI) nos orçamentos de obras. Na engenharia de custos, ainda há grande debate sobre qual seria a equação ideal, tanto que se conhecem diversas metodologias, como a proposta pelo Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos", rsrs).
Vamos ver se eu consigo expor o meu entendimento sobre o assunto do ponto de vista de um concurseiro (nível de aprofundamento suficiente para acertar questões de concurso...que é o meu intuito aqui). E claro, tentar confirmar o raciocínio junto com vocês.
Existem diversas formas de calcular o BDI. Além disso, como o BDI é particular para cada empresa e cada empreendimento, existem taxas que incidem (ou não) em determinados itens da planilha. Só isso já gera divergência de opinião e método.
Costumo adotar a linha de raciocínio mais simples conforme citei anteriormente: cálculo do custo direito; cálculo do custo indireto junto com taxas, lucro, encargos, etc; cálculo do preço final e a determinação do BDI (a explicação detalhada está na 1ª parte do link que deixei anteriormente). Essa equação é bastante citada nas questões do livro do prof. Anisio e alguns materiais de outros autores para fins acadêmicos "iniciais" e de concursos. Vamos dizer que este seja a fórmula simplificada.
Conforme falei na observação final (*) do post anterior, citei também que existe uma outra equação do BDI que envolve "explicitamente" os dados como tributos, margem de contribuição, taxas, etc (isso está detalhado no mesmo link, mas última parte).
Perceba que esta fórmula é exatamente a fórmula do grande Maçahico Tisaka. Tal fórmula está na página 90 C.1 - FÓRMULA DO BDI - 1ª Edição junho/2006 (capa azul escuro) que eu tenho aqui. Inclusive é o mesmo que o TCU adota junto com o IBEC.
Nesta fórmula, conforme autor, "As taxas no numerador incidem sobre os custos diretos." e "As taxas no denominador incidem sobre o Preço de Venda (faturamento).". Isso mostra que esta fórmula tem relação com PV e CD.
Agora, perceba também que, na página 68, a fórmula simplificada é citada, sendo este o resultado de uma dedução do cálculo analítico do preço de venda. Veja que tal preço de venda é calculado a partir de um preço unitário (que é o custo unitário com as taxas semelhantes aos que aparecem na fórmula - ver página 67) que incide em cada item da planilha. Veja por exemplo que os custos indiretos (I=I1,I2,I3) estão sendo "distribuídos" para cada item, da mesma forma como é feito na fórmula.
Entendo que o "xis" da questão está no preço unitário que assume estrita relação entre as duas fórmulas. De forma bem genérica, digo que uma está ligada na outra.
Bom, é dessa forma que eu interpreto até hoje. Gostaria da opinião de vocês.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo