No que diz respeito à legislação trabalhista e previdenciári...
No que diz respeito à legislação trabalhista e previdenciária, julgue o item.
A comunicação, pelo trabalhador, do número de inscrição no CPF ao empregador equivale à apresentação da CTPS em meio digital, dispensado o empregador da emissão de recibo.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (1)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Correta a assertiva:
A Lei nº 13.874/2019 (Lei da Liberdade Econômica) alterou dispositivos da CLT sobre emissão e anotações na CTPS, permitindo registros manuais ou eletrônicos. O empregador tem 5 dias úteis para registrar admissões, remunerações e condições especiais, e o CPF substitui a apresentação da CTPS digital. As anotações digitais equivalem às tradicionais, e o trabalhador deve acessá-las em até 48 horas.
Certo.
De acordo com a Portaria nº 1.065/2019, do Ministério da Economia, que regulamenta a emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) em formato digital, o número de inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF) passou a ser a identificação única do trabalhador na CTPS digital.
- Equivalência do CPF à CTPS digital:
- A apresentação do número do CPF pelo trabalhador ao empregador equivale à entrega da CTPS digital.
- Dessa forma, não há necessidade de apresentação do documento físico ou de recibo por parte do empregador.
- Dispensa de recibo:
- Como o CPF é suficiente para acessar as informações no sistema da CTPS digital, o empregador fica desobrigado de emitir qualquer tipo de recibo relacionado à apresentação da CTPS.
- Simplicidade no processo de registro:
- O empregador pode registrar as informações contratuais diretamente no sistema eletrônico do governo, como o eSocial, utilizando o CPF do trabalhador.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo