No que diz respeito à legislação trabalhista e previdenciári...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3058690 Direito do Trabalho

No que diz respeito à legislação trabalhista e previdenciária,  julgue o item.


É vedado o regime de compensação de jornada estabelecido por acordo individual, tácito ou escrito, para o mesmo mês. 

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

No contexto da questão apresentada, o tema abordado é a compensação de jornada no Direito do Trabalho, especificamente quanto à possibilidade de se estabelecer tal regime por meio de acordo individual.

A legislação aplicável é a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O artigo relevante para essa questão é o art. 59, § 6º, que permite o regime de compensação de jornada por acordo individual, tácito ou escrito, desde que a compensação ocorra no mesmo mês.

A interpretação correta da legislação é que é permitido o regime de compensação de jornada estabelecido por acordo individual, para compensação dentro do mesmo mês. Portanto, a afirmação do enunciado da questão está errada.

Para justificar a alternativa correta:

A alternativa E - errado é correta porque a legislação não veda o regime de compensação de jornada por acordo individual, desde que a compensação ocorra no mesmo mês, conforme previsto no artigo mencionado da CLT.

Agora que você compreendeu o tema, é importante lembrar que a legislação trabalhista busca flexibilizar as relações de trabalho, permitindo ajustes entre empregador e empregado, desde que respeitados os limites legais. Portanto, questões como essa demandam atenção aos detalhes dos artigos legais envolvidos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O item está incorreto.

De acordo com a legislação trabalhista brasileira, o regime de compensação de jornada pode ser estabelecido por acordo individual, desde que respeite os limites legais previstos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), especialmente após a reforma trabalhista trazida pela Lei nº 13.467/2017.

  • O artigo 59 da CLT permite a compensação de jornada por acordo individual, tácito ou escrito, para que a jornada excedente em um dia seja reduzida em outro, desde que a compensação ocorra no mesmo mês.
  • Este tipo de regime é chamado de acordo de compensação simples, e é válido desde que não ultrapasse os limites legais, como o respeito à jornada diária de 10 horas e à semanal de 44 horas (ou outro limite contratual inferior).
  1. A compensação pode ser pactuada:
  • Por acordo individual tácito ou escrito, se a compensação for mensal.
  • Por acordo ou convenção coletiva, para compensações que ultrapassem o mês.
  1. A jornada compensada não pode ultrapassar os limites constitucionais (art. 7º, XIII, da CF).
  2. Caso a compensação seja irregular, o empregador pode ser obrigado a pagar as horas extras com os adicionais devidos.

⏳ GABARITO - “ERRADO” ⚖️

Comentário:

De início, a questão está “ERRADA”, pois, conforme o § 6º, do art. 59 da CLT, é permitido o regime de compensação de jornada por meio de acordo individual, tácito ou escrito, desde que a compensação seja realizada dentro do mesmo mês.

"Art. 59. A duração diária do trabalho poderá ser acrescida de horas extras, em número não excedente de duas, por acordo individual, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho.

[...]

§ 6º É lícito o regime de compensação de jornada estabelecido por acordo individual, tácito ou escrito, para a compensação no mesmo mês."

Assim, o ordenamento jurídico possibilita a adoção de regime de compensação mensal por acordo individual, seja tácito ou escrito.

Art. 59. A duração diária do trabalho poderá ser acrescida de horas extras, em número não excedente de duas, por acordo individual, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho.     

 

COMPENSAÇÃO DE JORNADA:

1 MÊS – ACORDO INDIVIDUAL TÁCITO OU ESCRITO

§ 6  É lícito o regime de compensação de jornada estabelecido por acordo individual, tácito ou escrito, para a compensação no mesmo mês

 

BANCO DE HORAS:

6 MESES – ACORDO INDIVIDUAL ESCRITO

 

§ 5º O banco de horas de que trata o § 2 deste artigo poderá ser pactuado por acordo individual escrito, desde que a compensação ocorra no período máximo de seis meses.  

 

1 ANO – ACORDO OU CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO

§ 2  Poderá ser dispensado o acréscimo de salário se, por força de acordo ou convenção coletiva de trabalho, o excesso de horas em um dia for compensado pela correspondente diminuição em outro dia, de maneira que não exceda, no período máximo de um ano, à soma das jornadas semanais de trabalho previstas, nem seja ultrapassado o limite máximo de dez horas diárias.    

 

BANCO DE HORAS

ANUAL: negociação coletiva

SEMESTRAL: acordo individual escrito

MENSAL: acordo individual tácito ou escrito

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo