Leia as afirmativas a seguir: I. À luz da Constituição da ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1732191 Direito Constitucional
Leia as afirmativas a seguir:
I. À luz da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, é correto afirmar que são bens da União os potenciais de energia hidráulica. II. De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, compete privativamente ao Supremo Tribunal Federal exercer, com o auxílio dos Ministros de Estado, a direção superior da administração federal.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão exige conhecimento acerca de assuntos constitucionais diversificados. Analisemos as assertivas, com base na CF/88:

 

Assertiva I: é verdadeira. Conforme art. 20. São bens da União: [...] VIII - os potenciais de energia hidráulica.

 

Assertiva II: é falsa. Conforme art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República: [...] II - exercer, com o auxílio dos Ministros de Estado, a direção superior da administração federal.

 

Portanto, a afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

 

Gabarito do professor: letra b.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

RESPOSTA B

  1. Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. Nos termos do art. 20 da Constituição Federal são considerados bens da União: I. os potenciais de energia hidráulica. II. os recursos minerais, inclusive os do subsolo. III. as cavidades naturais subterrâneas e os sítios arqueológicos e pré-históricos. IV. as terras tradicionalmente ocupadas pelos índios.
  2. A Constituição Federal atribui ao Presidente da República competência privativa para Art. 84 II - Exercer, com o auxílio dos Ministros de Estado, a direção superior da administração federal;

#TCE

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo