No último parágrafo do texto, a palavra “cardápio” está e...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q386243 Português
                                Os perigos das dietas das musas


           Aquela que nunca desejou ter o corpo igual ao de uma celebridade, que atire a primeira pedra. Consideradas padrões de beleza, famosas em todo o mundo passam fome e apostam em dietas - no mínimo, excêntricas - para manter as gordurinhas longe das câmeras.
          Ela nega, mas para encarar uma nova personagem no filme “Just Go With It”, em que contracena com Adam Sandler e Nicole Kidman, a atriz Jennifer Aniston teria passado uma semana a base de papinhas de neném. A dieta teria sido receitada pela personal trainer da atriz, Tracy Anderson. Em entrevista ao jornal inglês Daily Mail, Tracy afirmou que a atriz consumia 14 potinhos por dia e perdeu três quilos fazendo isso.
          Pode parecer prático e inofensivo, mas a restrição de nutrientes deixa nutricionistas preocupadas com essa prática. “A papinha é para neném, nunca vai atender as necessidades de um adulto de lipídios, vitaminas, minerais”, afirma Natália Dourado, nutricionista da Nutricêutica, consultoria de nutrição em São Paulo. A carência de substâncias primordiais para o bom funcionamento do organismo tem as mesmas consequências da desnutrição: o corpo vai perdendo tônus muscular, a pessoa se sente fraca, fica com a imunidade baixa e mais suscetível a infecções. Em alguns casos pode até desenvolver anemia.
          “As papinhas foram desenvolvidas como uma forma de transição entre o aleitamento materno e os alimentos que exigem mastigação. O adulto deve mastigar para sentir-se saciado”, alerta a nutricionista Elaine Pádua, do Ambulatório de Saúde do Adolescente do Hospital das Clínicas de São Paulo e diretora da clínica DNA Nutri.
          E se a alimentação de Jeniffer Aniston parece estranha, o que dizer da dieta adotada pela top model internacional Naomi Campbell. Em entrevista à Oprah Winfrey, a modelo afirmou que, quando precisa perder alguns quilinhos, passa dias tomando água, suco de limão, uma colher de pimenta vermelha e xarope de bordo (também conhecido como xarope de Acer). E só.
          Não é preciso ser médico para perceber que seguir um “cardápio” como esse pode trazer sérios riscos à saúde. “Dietas restritivas podem provocar um grave desequilíbrio metabólico, o que pode exigir um esforço extra do organismo para manter funcionais órgãos vitais como coração, pulmão e o cérebro. Para se ter uma ideia, o cérebro necessita de 130 gramas diárias de glicose para poder sobreviver”, diz Elaine. Além disso, dietas como essa podem desencadear transtornos alimentares como anorexia nervosa, completa a nutricionista.

Disponível em: http://saude.ig.com.br/bemestar




No último parágrafo do texto, a palavra “cardápio” está entre aspas para:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é B - Dar outra conotação à determinada palavra (ou expressão).

Vamos entender o porquê dessa escolha e analisar as demais alternativas.

O tema da questão diz respeito ao uso das aspas no último parágrafo do texto. As aspas são bastante utilizadas na língua portuguesa, e entender seu uso correto é essencial. As principais funções das aspas incluem:

  • Indicar citação direta
  • Destacar palavras ou expressões
  • Indicar diálogos
  • Citar títulos de obras

No contexto específico da questão, as aspas em torno da palavra "cardápio" são utilizadas para dar uma conotação diferente à palavra, ou seja, destacar que o uso do termo é irônico ou não literal. Aqui, a palavra "cardápio" está sendo usada de maneira figurada para se referir à extrema e restritiva dieta mencionada, que é muito mais drástica e menos equilibrada do que um cardápio regular de refeições.

Vamos agora analisar as alternativas incorretas:

A - Indicar o início e o fim de uma citação direta: Esta alternativa não se aplica pois não há uma citação direta de outra fonte ou outra pessoa no uso das aspas em "cardápio".

C - Marcar o diálogo: Aspas podem ser usadas para marcar diálogos, mas neste caso específico não há um diálogo sendo destacado.

D - Evidenciar discurso citado: Embora as aspas possam ser usadas para evidenciar discursos citados, a palavra "cardápio" não é um discurso citado no contexto, mas sim uma expressão usada com ironia ou outra conotação.

E - Indicar nome de obra: Aspas são usadas para títulos de obras, mas "cardápio" não é o título de uma obra neste contexto.

Dessa forma, a correta interpretação do uso das aspas no texto nos leva à alternativa B, que é a que melhor explica a função das aspas nesse contexto específico.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO B

cardápio está entre ascas porque não está sendo utilizado no sentido denotativo, isto é: do dicionário, está se referindo às comidas escolhidas por quem segue a dieta

b) Dar outra conotação à determinada palavra (ou expressão).

b-

Esta destacado porque o autor quer dar outro sentido ao termo. Se viesse sem virgulas, estaria sendo usado em seu sentido denotativo, o que nao ficaria coerente com o texto

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo