O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba identificou irreg...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3016605 Administração Financeira e Orçamentária
O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba identificou irregularidades no ciclo orçamentário do município de Queimadas-PB, durante a execução do orçamento de 2023. As principais falhas incluíam a execução de despesas não autorizadas e a ausência de controle interno eficaz. O município foi orientado a revisar o seu processo orçamentário para garantir a conformidade com os requisitos legais e técnicos.
Considere as afirmativas abaixo:

1. O ciclo orçamentário no Brasil é composto pelas fases de elaboração, discussão e aprovação, execução, e controle e avaliação, que devem ser conduzidas de acordo com as normas estabelecidas na Lei nº 4.320/1964 e na Constituição Federal.
2. A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades da administração pública para o exercício seguinte, além de orientar a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), devendo estar em consonância com o Plano Plurianual (PPA).
3. Durante a execução orçamentária, é permitido ao Poder Executivo abrir créditos suplementares sem autorização legislativa, desde que se justifique a necessidade de reforço de dotações orçamentárias para áreas prioritárias, como saúde e educação.
4. O controle da execução orçamentária é responsabilidade tanto do controle interno quanto do controle externo, exercido pelos Tribunais de Contas, que devem zelar pela conformidade dos atos administrativos com as normas orçamentárias e fiscais.
5. O acompanhamento da execução orçamentária deve garantir a observância dos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, que norteiam a administração pública no Brasil.

Alternativas:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

1. O ciclo orçamentário é composto por quatro fases: Elaboração da proposta orçamentária, Apreciação legislativa, Execução orçamentária e financeira, Controle e avaliação.

3. o Poder Executivo não pode abrir créditos suplementares sem autorização legislativa:

  • A abertura de créditos suplementares e especiais é feita por decreto do Executivo, mas depende de autorização legislativa prévia, por meio de lei. A lei deve ser de iniciativa do Chefe do Poder Executivo. A abertura deve ser acompanhada de uma exposição justificativa e da indicação da origem dos recursos. 

o item 4 está errado, visto que os tribunais de contas fazem apenas controle externo. A afirmativa pressupõe que tanto o controle interno quanto externo são exercidos pelos tribunais de conta.

Gabarito de acordo com a alternativa escolhida pelo alecrim dourado querido do examinador

Qual o erro da A?

Peçam gabarito comentado do professor..

Alguém saberia me dizer o erro da 1

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo