O Decreto nº 8.124/2013 regulamenta dispositivos da Lei nº11...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2014 Banca: FUNDATEC Órgão: SPGG - RS
Q1206504 Museologia
O Decreto nº 8.124/2013 regulamenta dispositivos da Lei nº11.904/2009, que institui o Estatuto de Museus, e da Lei nº 11.906/2009, que cria o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Nele é normatizado que é competência do IBRAM elaborar, divulgar e manter atualizado o material com recomendações técnicas relacionadas a diversos assuntos  referentes à gestão museológica. Diante disso, análise as seguintes assertivas:
I. Preservação, conservação, documentação, restauração e segurança dos bens culturais musealizados e declarados de  interesse público.
II. Estudos de público, diagnóstico de participação e avaliações periódicas a serem realizados pelos sistemas de museus,  para melhorar progressivamente a qualidade do funcionamento e o atendimento às necessidades de visitantes e usuários.
III. Condições de segurança das instalações dos museus.
IV. Restrições à entrada de objetos e de pessoas, que deverão ser justificadas e expostas em local de fácil visualização  para visitantes e usuários.
V. Elaboração do regimento da instituição.
Quais estão corretas?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é: A - Apenas I, III e IV.

O Decreto nº 8.124/2013 e a Lei nº 11.904/2009 são fundamentais para regular as responsabilidades e competências relativas à gestão museológica no Brasil. Ao se debruçar sobre a questão, é crucial entender que o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) tem a função de elaborar, divulgar e manter atualizadas diretrizes sobre vários aspectos da gestão de museus, o que inclui desde a preservação até a segurança dos bens culturais.

Agora, vejamos as assertivas:

I. Preservação, conservação, documentação, restauração e segurança dos bens culturais musealizados e declarados de interesse público.
Essa assertiva está correta. O IBRAM é responsável por desenvolver recomendações técnicas que assegurem a integridade dos bens culturais, reforçando sua conservação e segurança.

II. Estudos de público, diagnóstico de participação e avaliações periódicas a serem realizados pelos sistemas de museus.
Embora importantes, essas ações não são explicitamente citadas como uma competência normativa do IBRAM definida no Decreto nº 8.124/2013. Por isso, essa assertiva está incorreta.

III. Condições de segurança das instalações dos museus.
Correto. O IBRAM deve se preocupar com a segurança das instalações físicas dos museus, garantindo a proteção dos visitantes e dos acervos.

IV. Restrições à entrada de objetos e de pessoas, que deverão ser justificadas e expostas em local de fácil visualização para visitantes e usuários.
Essa assertiva está correta. As restrições e suas justificativas são parte crucial das recomendações técnicas que o IBRAM deve proporcionar, visando o bom funcionamento dos museus.

V. Elaboração do regimento da instituição.
A elaboração do regimento das instituições museológicas é uma responsabilidade interna de cada museu e não do IBRAM, razão pela qual esta assertiva está incorreta.

Portanto, as assertivas corretas são I, III e IV, justificando a escolha da alternativa A.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

alguns pontos da questão são aceitáveis, pois, quem vai fazer alguma prova de museologia tem que ter em mente pelo menos a competência do IBRAM e dos museus públicos e privados descritos na lei. Agora, o item ll foi de uma grande maldade! uma palavra (sistema) deixou o item errado.

Gab. Letra "E"

DECRETO Nº 8.124, DE 17 DE OUTUBRO DE 2013

art. 3º Compete ao IBRAM:

V - elaborar, divulgar e manter atualizado material com recomendações técnicas relacionadas a:

a) preservação, conservação, documentação, restauração e segurança dos bens culturais musealizados e declarados de interesse público;

b) estudos de público, diagnóstico de participação e avaliações periódicas a serem realizados pelos museus, para melhorar progressivamente a qualidade do funcionamento e o atendimento às necessidades de vistantes e usuários;

c) condições de segurança das instalações dos museus;

d) restrições à entrada de objetos e de pessoas, que deverão ser justificadas e expostas em local de fácil visualização para visitantes e usuários;

g) elaboração do plano museológico.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo