As preparações para administração parenteral podem classifi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2068199 Farmácia
As preparações para administração parenteral podem classificar-se quanto à sua natureza química ou biológica. Assinale a alternativa correta sobre qual a definição de solução.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão solicita a definição da preparação parenteral chamada solução.


A Farmacopeia Brasileira, 6ª edição (2019), é um compêndio oficial com informações técnicas sobre insumos farmacêuticos; e, dentre as várias informações úteis, traz em seu Volume 1 um rol de definições de formas farmacêuticas. Segundo a FB, a definição de solução é:


Solução – É a forma farmacêutica líquida; límpida e homogênea, que contém um ou mais princípios ativos dissolvidos em um solvente adequado ou numa mistura de solventes miscíveis. [1]


Analisemos as alternativas.


A) É a forma farmacêutica líquida, límpida e homogênea, que contém um ou mais princípios ativos dissolvidos em um solvente adequado ou numa mistura de solventes miscíveis.

CORRETA. Como visto na definição dada pela Farmacopeia Brasileira (2019), solução é, de fato, “a forma farmacêutica líquida, límpida e homogênea, que contém um ou mais princípios ativos dissolvidos em um solvente adequado ou numa mistura de solventes miscíveis". Portanto, como a questão solicita a alternativa correta sobre qual a definição de solução, este é o gabarito.



B) É a forma farmacêutica sólida, estéril, contendo um ou mais princípios ativos, e de tamanho e formato adequados para ser inserido em um tecido do corpo, a fim de liberar o(s) princípio(s) ativo(s), por um período prolongado de tempo. É administrado por meio de um injetor especial adequado ou por incisão cirúrgica.

INCORRETA. Os termos tachados/riscados não trazem características da forma farmacêutica solução. Outrossim, esta alternativa traz o conceito da forma farmacêutica implante. Conforme ANVISA (2011):


Implante - forma farmacêutica sólida estéril contendo um ou mais princípios ativos e de tamanho e formato adequados para ser inserido em um tecido do corpo, a fim de liberar o(s) princípio(s) ativo(s) por um período prolongado de tempo. É administrado por meio de um injetor especial adequado ou por incisão cirúrgica. [2]



C) É a forma farmacêutica líquida de um ou mais princípios ativos, que consiste de um sistema de duas fases que envolvem pelo menos dois líquidos imiscíveis, na qual um líquido é disperso na forma de pequenas gotas (fase interna ou dispersa) através de outro líquido (fase externa ou contínua). Normalmente é estabilizada por meio de um ou mais agentes emulsificantes 

INCORRETA. Os termos tachados/riscados não trazem características da forma farmacêutica solução. Outrossim, esta alternativa traz o conceito geral da forma farmacêutica emulsão. Conforme ANVISA (2011):


Emulsão - forma farmacêutica líquida de um ou mais princípios ativos que consiste de um sistema de duas fases que envolvem pelo menos dois líquidos imiscíveis e na qual um líquido é disperso na forma de pequenas gotas (fase interna ou dispersa) através de outro líquido (fase externa ou contínua). Normalmente é estabilizada através de um ou mais agentes emulsificantes. [2]



D) É a forma farmacêutica líquida, que contém partículas sólidas dispersas em um veículo líquido, no qual as partículas não são solúveis.

INCORRETA. Os termos tachados/riscados não trazem características da forma farmacêutica solução. Outrossim, esta alternativa traz o conceito da forma farmacêutica suspensão. Conforme ANVISA (2011):


Suspensão - forma farmacêutica líquida que contém partículas sólidas dispersas em um veículo líquido, no qual as partículas não são solúveis.



GABARITO DO PROFESSOR: A.

GABARITO DA BANCA: A.



REFERÊNCIAS


[1] BRASIL. Farmacopeia Brasileira, 6ª edição - Volume I. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Brasília, 2019.


[2] ANVISA. Vocabulário Controlado de Formas Farmacêuticas, Vias de Administração e Embalagens de Medicamentos. Brasília, 2011.


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Segundo Allen e colaboradores (2013) soluções são preparações líquidas que contêm

uma ou mais substâncias químicas dissolvidas em um solvente adequado ou em uma mistura

de solventes mutuamente miscíveis.

De acordo com a Farmacopeia Brasileira (6ª edição) temos a seguinte definição:

Solução - é a forma farmacêutica líquida, límpida e homogênea, que contém

um ou mais princípios ativos dissolvidos em um solvente adequado ou numa

mistura de solventes miscíveis.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo