Além do princípio ativo, as preparações injetáveis têm na...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Em seu enunciado, informa que “além do princípio ativo, as preparações injetáveis têm na sua constituição substâncias como solventes, cossolventes, veículos e adjuvantes".
As substâncias a que o enunciado se refere são os excipientes.
Conforme conceito da ANVISA (2015), excipiente farmacêutico é “qualquer componente, que não seja substância ativa, adicionado intencionalmente à formulação de uma forma farmacêutica" [1].
Para mais, o Conselho Federal de Farmácia (CFF, 2022) complementa que:
“Além do princípio ativo, as preparações injetáveis têm na sua constituição substâncias como solventes, cossolventes, veículos e adjuvantes, cuja finalidade é melhorar ou garantir a qualidade, a segurança, a estabilidade ou o uso do produto final." [2]
A questão solicita a alternativa incorreta sobre qual é a finalidade das substâncias excipientes. Ou seja, pede a assertiva em que não consta uma das finalidades dos excipientes.
A) Melhorar ou garantir a qualidade
CORRETA. Uma das finalidades dos excipientes, como visto no excerto do CFF (2022), é “melhorar ou garantir a qualidade" do produto final.
B) Segurança e estabilidade
CORRETA. Uma das finalidades dos excipientes, como visto no excerto do CFF (2022), é melhorar ou garantir “a segurança" e “a estabilidade" do produto final.
C) Modificar a metabolização medicamentosa
INCORRETA. A modificação da metabolização de medicamentos não é uma finalidade inerente aos excipientes, já que é uma característica mais relacionada a aspectos genéticos (p.ex., variações genéticas influenciam na expressão de enzimas metabolizadoras do citocromo P450), fisiológicos (p.ex., idade, doenças [hepáticas, renais]) e até mesmo comportamentais (p.ex., estilo de vida com consumo de bebidas alcoólicas e fumo).
D) O uso do produto final
CORRETA. Uma das finalidades dos excipientes, como visto no excerto do CFF (2022), é melhorar “o uso do produto final".
GABARITO DO PROFESSOR: C.
GABARITO DA BANCA: C.
REFERÊNCIAS
[1] RDC Nº 34, DE 7 DE AGOSTO DE 2015. Dispõe sobre as Boas Práticas de Fabricação de Excipientes Farmacêuticos.
[2] CFF. Administração de vacinas e de outros medicamentos injetáveis por farmacêuticos: uma abordagem prática. Brasília: Conselho Federal de Farmácia, 2022.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo