Um psicólogo organizacional desenvolveu um programa de Dese...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a C - avaliação de resultados.
Vamos entender melhor o tema da questão e como ela se relaciona com a psicologia organizacional, especificamente com o programa de Desenvolvimento Organizacional do tipo Grade Gerencial ou Grid Gerencial.
O Grid Gerencial, desenvolvido por Robert Blake e Jane Mouton, é uma ferramenta que visa melhorar a eficiência e eficácia das organizações através do desenvolvimento de competências de liderança. O modelo propõe um processo estruturado em fases para o desenvolvimento organizacional. As principais fases são:
1. Seminários de laboratório: Fase inicial onde os participantes são expostos a conceitos e técnicas de liderança e trabalho em equipe.
2. Desenvolvimento de equipes: Envolve atividades que fortalecem a coesão e colaboração entre membros da mesma equipe.
3. Reuniões de confrontação intergrupal: Facilita a resolução de conflitos e melhora a comunicação entre diferentes grupos ou departamentos.
4. Estabelecimento de objetivos organizacionais: Define metas claras e compartilhadas para a organização como um todo.
5. Implementação através de equipes: Coloca em prática as estratégias desenvolvidas nas fases anteriores com foco em alcançar os objetivos.
6. Avaliação de resultados: Fase em que se verifica se os objetivos foram atingidos e se o programa teve sucesso, realizando ajustes se necessário.
A questão específica aborda o passo final de um programa de Desenvolvimento Organizacional estruturado conforme o Grid Gerencial, que é a avaliação de resultados. Esse passo é crucial para medir a eficácia das intervenções e para a melhoria contínua dos processos organizacionais.
Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:
A - investigação apreciativa: Esta é uma abordagem focada nos aspectos positivos da organização e em como eles podem ser ampliados. Embora seja uma ferramenta útil em desenvolvimento organizacional, não se encaixa como a sexta fase do Grid Gerencial.
B - análise de dados: A análise de dados é uma atividade que pode ocorrer em várias fases do processo de desenvolvimento organizacional, mas não é específica como a fase final de avaliação de resultados.
D - análise de expectativas: Analisar expectativas pode ser relevante em fases iniciais ou intermediárias para alinhar objetivos, mas não corresponde à fase final do Grid Gerencial.
E - apreciação de indicadores qualitativos: Apesar de ser uma atividade importante, ela faz parte do processo de avaliação, mas não é a denominação correta para a fase de avaliação de resultados.
Espero que essa explicação tenha esclarecido o tema e como identificar a alternativa correta. Se precisar de mais esclarecimentos, estarei à disposição!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO C
Etapas do processo do DO
• Colheita e análise de dados: consiste na determinação dos dados necessários e dos métodos utilizáveis para sua colheita dentro da organização.
• Diagnóstico organizacional: da análise dos dados colhidos, passa-se a sua interpretação e diagnóstico: procura-se identificarpreocupações e problemas, suas consequências, estabelecer prioridades e estabelecer os alvos e objetivos.
• Ação de intervenção: é a fase de implementação do processo de DO.
• Avaliação: é a etapa que fecha o processo que funciona como um circuito fechado
Fonte: Gestão de Pessoas, Ribas. 2013
Um psicólogo organizacional desenvolveu um programa de Desenvolvimento Organizacional do tipo Grade Gerencial (Grid Gerencial) que foi elaborado respeitando seis fases: seminários de laboratório; desenvolvimento de equipes; reuniões de confrontação intergrupal; estabelecimentos de objetivos organizacionais; implementação através de equipes e avaliação de resultados.
– Managerial Grid (Blake e Mouton)
O Desenvolvimento Organizacional – DO do tipo Grid – Grade Gerencial (Managerial Grid) propostas por Blake e Mouton. O modelo de DO do tipo Grid é realizado por meio de seis fazes que começam com um laboratório de treinamento e terminam com um programa de ação de solução de problemas que visa modificar o funcionamento da organização ao nível pretendido. As seis fases são apresentadas abaixo:
Fases do Grid:
Seminários
Desenvolvimento do trabalho em equipe
Desenvolvimento intergrupal
Desenvolvimento de um modelo estratégico ideal
Implementação do modelo estratégico ideal
Crítica sistemática
----------------
– Modelo de D.O. (Lawrence e Lorsch).
Sendo um modelo de diagnóstico e ação, tem como referência os conceitos de diferenciação e integração e de defrontamentos, propondo quatro estágios: diagnóstico, planejamento da ação, implementação da ação e níveis de mudança.
Diferenciação e integração
Defrontamentos: entre organização e ambiente
grupo e grupo
Indivíduo e organização
Fase do processo:
Diagnóstico
planejamento da ação
implementação da ação
avaliação
-------------------------
– Modelo 3 – D de Eficácia Gerencial (Reddin)
Reddin diferencia o gerente eficiente e o gerente eficaz, alegando que “a única tarefa do administrador é a de ser eficaz”.
Os principais conceitos do modelo são:
• a eficácia gerencial – a ser avaliada em termos de resultado;
• os estilos gerenciais – básicos (integrado, dedicado, relacionado e separado), menos eficazes (de transação, autocrata, missionário e desertor) e mais eficazes (executivo autocrata benevolente promotor e burocrata);
• as habilidades gerenciais básicas – sensitividade situacional, flexibilidade de estilo e destreza de gerência situacional;
• conceitos teóricos básicos – “a mudança organizacional é um processo de reunir gerentes”, “o programa 3-D não dá uma direção”, “os executivos não aplicam tudo o que sabem”, “a mudança deve envolver todas as unidades sociais” e “a flexibilidade é condição necessária da mudança”;
• o programa de D.O. da Teoria 3-D – são nove etapas, sendo que as quatro primeiras exigem assessoramento externo e as cinco restantes visam à melhoria das inter-relações das equipes administrativas;
• relação entre eficácia e situação – situações administrativas vistas como campos de força.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo