Assim como em qualquer cultura, no manejo de pragas de Citru...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q313469 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Acerca do manejo de pragas, julgue os itens que se seguem.

Assim como em qualquer cultura, no manejo de pragas de Citrus devem ser adotados os procedimentos básicos de controle biológico, quais sejam: introdução, conservação e multiplicação. O controle biológico por introdução é o mais utilizado em pomares cítricos em função do grande número de pragas existente nessa cultura.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: Errado

Dado o grande número de pragas existentes em pomares cítricos, O CONTROLE BIOLÓGICO ATRAVÉS DA CONSERVAÇÃO, TAMBÉM CHAMADO DE CONTROLE BIOLÓGICO NATURAL, É O QUE DEVE SER MAIS UTILIZADO. Este tipo de controle visa à manutenção dos inimigos naturais já existentes na natureza, usando inclusive táticas que possam aumentar a sua população, por serem eles os responsáveis pela manutenção do equilíbrio no agroecossistema. 

Fonte:http://www.estacaoexperimental.com.br/documentos/BC_21.pdf

A introdução de inimigos naturais constitui o Controle Biológico Clássico, ou seja, no caso da introdução de uma praga, busca-se, no local de origem da mesma, seu parasitóide, predador ou patógeno para liberá-lo em quantidades pequenas (liberações inoculativas). Esse tipo de controle aplica-se a culturas perenes, pois o inseto importado irá estabelecer-se a longo prazo, dando, conseqüentemente, resultados de controle com o passar do tempo. Essa forma de controle é a mais conhecida, sendo registrado em Citrus o caso clássico de controle biológico, no século 19, do “pulgão-branco” Icerya purchasi. Para controlar essa praga na Califórnia, EUA, foi introduzida da Austrália a joaninha australiana, Rodolia cardinalis, em 1888. 

ERRADA.

Como os pomares cítricos tem muitas pragas, introduzir um organismo para controle biológico demanda muito tempo para controlar. É melhor conservar os organismos já usados para o controle biológico.

GABARITO ERRADO.

Controle biológico conservativo ou natural: se baseia na população de inimigos naturais que já ocorrem na área. O objetivo é preservar ou aumentar as populações de inimigos naturais pela manipulação do ambiente de forma a favorecê-los. A conservação dos inimigos naturais resulta em maior diversidade de espécies benéficas e maior controle das populações de insetos-praga. Os principais fatores desfavoráveis aos inimigos naturais são o uso de inseticidas (preferir produtos seletivos), microclima inadequado (irrigação, manejo de poda, cobertura vegetal, diversidade de espécies vegetais), falta de alimento para os adultos (fornecer fontes alimentares alternativas, aumentar diversidade vegetal), falta de hospedeiros e presas alternativos (promover diversificação da comunidade de plantas), assincronia de ciclo de vida entre presa/hospedeiros e inimigos naturais (maior diversidade de plantas favorece presas/hospedeiros alternativos), e falta de abrigo. O manejo do hábitat tem como objetivo suavizar a hostilidade do ambiente e melhorar as condições ambientais para os inimigos naturais, favorecendo sua sobrevivência, longevidade e fecundidade. A diversificação da comunidade de plantas é a principal estratégia para favorecer as populações de inimigos naturais, principalmente quando são empregadas plantas que fornecem pólen/néctar, abrigo, presas/hospedeiros alternativos e microclima favorável.

FONTE: Estratégia Concursos.

Daqui a pouco eu volto.

Gabarito errado

Ao meu ver, o controle biológico por introdução não deve ser o mais utilizado, pois essa prática exige estudos aprofundados, acompanhamento constante e um plano de manejo bem estruturado. A introdução de uma espécie para resolver um problema pode, sem o manejo adequado, gerar um impacto ainda maior ao ecossistema, tornando-se um novo problema.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo