A oração “que ameniza a pena, em troca do pecado” (L.2-3) po...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q170131 Português
Imagem 001.jpg

Com referência ao texto acima, julgue os itens a seguir.

A oração “que ameniza a pena, em troca do pecado” (L.2-3) poderia, com igual correção, estar expressa com a seguinte estrutura: onde, em troca do pecado, ameniza-se a pena.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

 

A palavra "onde", na maior parte das vezes, é um advérbio de lugar - na verdade, um advérbio interrogativo de lugar. Assim, aparece nas interrogações (diretas e indiretas) do tipo "Onde você estava ontem à noite?" (direta) ou "Gostaria de saber onde você estava ontem à noite" (indireta). 

Ocorre que há situações nas quais o "onde" funciona como pronome relativo. Nesses casos, o termo tem um antecedente. Este deve ser representado ou por um advérbio de lugar ("Lá, onde não mora ninguém...") ou por um substantivo que se refira a lugar ("Na casa onde morava...", "O país onde ele morava".

Na frase em questão a palavra "onde" não possui sentido de lugar e não pode ser, portanto, usada.


http://educacao.uol.com.br/dicas-portugues/onde-sempre-se-refere-a-lugar.jhtm

errado
o advérbio "onde" tem valor circunstancial de lugar. Isso significa que somente pode ser usado na indicação de lugar. Então orações que usam "onde" em vez de "em que" estão erradas:
e.g.:
Conheça ainda nosso Plano de Fidelidade, onde concedemos descontos de até 10 Frete gratuito

http://vestibular.uol.com.br/duvidas-de-portugues/onde-aonde-naonde-donde.htm

Onde também pode ser um pronome e é substituível por em que, na qual (variações). Dito isso, o pronome onde não cabe como substituto do pronome relativo que.

Pronome relativo ONDE: Só retoma lugares.

-Função sintática de adjunto adverbial de lugar.

-Na dúvida sobre colocar o ONDE, AONDE, DONDE, sempre veja a regência do verbo.

 

Onde: Indica lugar em que algo ou alguém está, deve ser utilizado somente para substituir vocábulo que expressa a ideia de lugar.

EX: Não sei onde fica a cidade de Araguari.

Para evitarmos a repetição do uso desses advérbios, podemos usar os seguintes pronomes relativos: ‘’em que’’, ‘’na qual’’, ou ‘’no qual’’.

Aonde: Indica também lugar em que algo ou alguém está, porém quando o verbo que se relacionar com “onde” exigir a preposição “a”, deve-se agregar esta preposição, formando assim, o vocábulo “aonde”. Expressa a ideia de destino, movimento, conforme exemplos a seguir:

EX: Aonde você irá depois das visitas?

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo