Yuri Sol atuou, durante dois mandatos, como deputado estadu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1883012 Direito Administrativo
Yuri Sol atuou, durante dois mandatos, como deputado estadual vinculado ao estado DF. Durante esse período, testemunhou atos ilícitos praticados pelo Governador do Estado, o que gerou um procedimento de impedimento que restou julgado extinto. Após o término do mandato, houve a propositura de ação de improbidade. Nos termos da jurisprudência predominante, a lei de improbidade, a responsabilidade deve ser:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO B

Lei nº 8.429 de 1992 Art. 1º O SISTEMA DE RESPONSABILIZAÇÃO por atos de improbidade administrativa tutelará a probidade na organização do Estado e no exercício de suas funções, como forma de assegurar a integridade do patrimônio público e social, nos termos desta Lei. 

§ 1º. Consideram-se atos de improbidade administrativa as CONDUTAS DOLOSAS tipificadas nos arts. 9º, 10 e 11 desta Lei, ressalvados tipos previstos em leis especiais. 

§ 2º Considera-se dolo a vontade livre e consciente de alcançar o resultado ilícito tipificado nos arts. 9º, 10 e 11 desta Lei, não bastando a voluntariedade do agente. 

§ 3º O mero exercício da função ou desempenho de competências públicas, sem comprovação de ato doloso com fim ilícito, AFASTA A RESPONSABILIDADE por ato de improbidade administrativa.

Gabarito: letra B

Direto e Rápido> Quando se fala em responsabilidade SUBJETIVA, há a presença de vontade do agente. Ou seja, na lei de improbidade administrativa é requisito para o ato improbo o DOLO do agente (elemento subjetivo).

Aprofundando> se fosse OBJETIVA, independentemente de dolo ou culpa, o agente seria responsabilizado pelos atos de improbidade que cometesse.

Questão errada, visto que a responsabilidade SUBJETIVA exige a demonstração da culpa lato sensu, ou seja, DOLO OU CULPA.

Já a ação de improbidade NÃO admite responsabilização por ato CULPOSO, sendo errôneo tratar sua natureza como subjetiva.

Decorem a diferença entre OBJETIVA e SUBJETIVA no sentido mesmo da palavra, ela cai em todos os ramos do direito.

B - MAS DISCORDO DO GABARITO UMA VEZ QUE A LEI DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA SÓ CABE MEDIANTE DOLO SENDO ASSIM OBJETIVA

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo