A vazão em bombas de deslocamento positivo tem pouca depend...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O fluxo da bomba de deslocamento positivo não é praticamente afetado pelo diferencial de pressão, ele é continuo e sem pulsações. As bombas de deslocamento positivo têm folgas internas bastante apertadas, o que minimiza a quantidade de liquido que circula dentro da bomba (escorregamento ou slip). Por esta razão, as bombas de deslocamento positivo são bastante eficientes. Essas bombas trabalham bem com uma ampla gama de viscosidades, particularmente as mais altas.
As bombas Centrífugas se diferem das bombas de deslocamento positivo no sentido que elas dependem da energia cinética ao invés de meios mecânicos para movimentar o líquido. O líquido entra na bomba pelo centro de um impelidor girante e ganha energia na medida em que se move para diâmetro externo do impelidor. As bombas centrífugas podem transferir grandes volumes de liquido, mas a eficiência e o fluxo caem rapidamente na medida em que a pressão e a viscosidade aumentam.
A vazão de bombas de deslocamento positivo não possui alta dependência da pressão do sistema, já que estas entregam aproximadamente a mesma vazão para uma grande faixa de pressão na descarga. Essa característica torna este tipo de bomba bastante adequada para aplicações de alta pressão.
Calma lá, as bombas de deslocamento positivo podem ter vazão continua ou pulsada, dependendo da classificação. As alternativas (diafragma e pistões), devido à dinâmica de funcionamento, apresentam vazão pulsada e as rotativas (palhetas, engrenagens, parafuso, lóbulos) apresentam vazão contínua.
"A vazão em bombas de deslocamento positivo tem pouca dependência da pressão do sistema, em comparação à vazão em bombas centrífugas".
Correto - Já que estas entregam aproximadamente a mesma vazão para uma grande faixa de pressão na descarga.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo