O Poder Judiciário, no exercício da sua função constituciona...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2018 Banca: Quadrix Órgão: CRMV-AC Prova: Quadrix - 2018 - CRMV-AC - Fiscal |
Q1089355 Direito Administrativo

Acerca  dos  serviços  públicos, do controle e da responsabilização da Administração e do processo administrativo, julgue o item seguinte. 

O Poder Judiciário, no exercício da sua função constitucional de fiscalização, controlará os atos administrativos emanados do Executivo e do próprio Judiciário, excluídos, por aplicação direta do princípio da separação dos Poderes, o controle judicial dos atos administrativos do Legislativo.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O controle judicial consiste no poder de fiscalização que os órgãos do Poder Judiciário exercem sobre os atos administrativos do Executivo, do Legislativo e do próprio Judiciário.

José dos Santos Carvalho Filho destaca que "o controle judicial incide especificamente sobre a atividade administrativa do Estado, seja qual for o Poder onde esteja sendo desempenhada. Alcança os atos administrativos do Executivo, basicamente, mas também examina os atos do Legislativo e do próprio Judiciário".

Gabarito do Professor: ERRADO

DICA 1: O controle judicial é exclusivamente de legalidade, não se admitindo que o Poder Judiciário intervenha nos aspectos de oportunidade e conveniência.

DICA 2: O controle judicial abrange tanto os atos vinculados como os discricionários, já que todos têm que obedecer os requisitos de validade. Ex. o vício de competência pode estar num ato vinculado ou discricionário.

-------------------------------------

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 33. ed.  São Paulo: Editora Atlas, 2019. p. 1084-1089.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: Errado

O controle judicial é aquele feito pelos órgãos do Poder Judiciário em sua função típica. Segundo anota o art. 5º da Constituição Federal, "a lei não excluirá da apreciação da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito". Trata-se, do sacramental princípio da Inafastabilidade de Jurisdição ou acesso à Justiça. Logo é possível que ocorra o controle Jurisdicional de qualquer ato emanado tanto do Poder Executivo, quanto do Poder Legislativo. Frisa-se que o controle judicial possui determinadas limitações, quais sejam, se limita apenas ao controle de legalidade dos atos, impossibilitado de realização controle de mérito.

A título de exemplo, de controle judicial de ato legislativo, tem-se determinada lei aprovada pelo Congresso Nacional em flagrante violação aos direitos fundamentais. A referida lei será passível de controle de legalidade por meio de ação direta de inconstitucionalidade.

Lembre-se: o judiciário apreciará qualquer coisa ilegal de quem quer q seja

O Poder judiciário tem função típica (constitucionalmente) de Fiscalizar ou Julgar?

Gab: Errado

>> Poder judiciário: Função típica: Julgar.

>> Poder legislativo: Funções típicas: Julgar e fiscalizar.

> Meu raciocínio foi de que o poder judiciário não tem função típica de fiscalizar, como a questão dá a entender.

>> Poder judiciário: Função típica: Julgar. Função Atípica: Legislativa e Executiva.

>> Poder legislativo: Funções típicas: LEGISLAR. Função Atípica: Executiva e Jurisdicional.

>> Poder Executivo: função Típica: Executiva. Função atípica: Legislativa e Jurisdicional.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo